Alunos e professores amazonenses participam de intercâmbio em São Paulo
29/11/2013 – Uma visita técnica motivacional. Assim pode ser definida a ida de seis estudantes amazonenses do terceiro ano do Ensino Médio ao Estado de São Paulo, realizada no período de 25 a 28 de novembro, oportunidade singular oferecida pelo Governo do Amazonas a esses jovens promissores, que se destacam por sua dedicação à área de ciências exatas. São eles Endriu Nunes, Christian de Deus da Cruz, Rosa Fernandes, Isabela Apoema e Aline Araújo, todos com 17 anos, e Yan Imbiriba, com 18. Eles são protagonistas de duas ações inovadoras chamadas Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI).
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Os dois programas são iniciativas do Governo do Estado que envolvem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) – que financia a maior parte dos recursos destinados aos programas com a cooperação financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – e também as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM). Atualmente, os programas contam com 80 alunos, selecionados de diversas escolas estaduais sediadas em Manaus, sendo metade desse total direcionada para a área de Engenharias e a outra para a de Tecnologia da Informação.

Grupo de estudantes diante da maquete do Laboratório de Integração e Teses – LIT(Foto: Denison Silvan)
A visita a São Paulo, considerado como um dos maiores centros de difusão e produção de ciência, tecnologia e inovação da América Latina, começou na segunda-feira (25), com a ida do grupo, formado por 17 pessoas, ao Aquário de São Paulo, o maior oceanário da América do Sul, contando com mais de 1 milhão de litros de água do mar. No dia seguinte (26), pela manhã, o grupo, liderado pelos coordenadores dos programas, Ruiter Caldas (RH-TI) e Disney Douglas Oliveira (Pró-Engenharias), que incluiu professores da rede estadual participantes dos programas e o assessor da Presidência da FAPEAM, Edilson Soares, visitou o Catavento Espaço Cultural da Ciência, um lugar especialmente planejado para apresentar a jovens e adultos, de forma lúdica e interativa, aspectos interessantes de diversas áreas científicas e culturais, o que, de fato, contribuiu para o desenvolvimento científico e sociocultural dos visitantes.
Pela parte da tarde, o grupo visitou o Museu da Língua Portuguesa, localizado no mesmo prédio da Estação da Luz. O museu é uma iniciativa do governo paulista para oferecer aos visitantes um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura brasileira, onde seja possível surpreender os visitantes com aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos da língua materna.
Na quarta-feira (27), já com a presença da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, o grupo se dirigiu ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), localizado no município de São José dos Campos, próximo à capital paulista, sendo recepcionado por Juliana Cané, responsável pelo Circuito de Visitas do Laboratório de Integração e Testes (Lit). Criado em 1961, o Inpe é um centro de referência mundial na produção de ciência, tecnologia e inovação nas áreas espacial e do ambiente terrestre. Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o instituto atualmente desenvolve projetos em parceria com a iniciativa privada, ampliando, assim, sua área de atuação. Finalizando a visita a São Paulo, o grupo participou do Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado no auditório da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, localizada no campus da Universidade de São Paulo (USP), outra referência mundial da ciência, tecnologia e inovação brasileira.
Sobre o RH-TI
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa a estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de TI, por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.
Sobre o Pró-Engenharias
O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa a fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.
Denison Silvan – Agência Fapeam