Manaus encerra atividades com 6° seminário final de avaliação


O seminário compõe as atividades de encerramento do PCE no ano de 2013. (Fotos: Reprodução PCE)

O seminário compõe as atividades de encerramento do PCE no ano de 2013. (Fotos: Reprodução PCE)

02/12/2013 – Encerrou na última sexta-feira (29) o 6º Seminário Final de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE). O evento que é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam) contou com a participação direta de 300 alunos da rede pública de ensino, que, em um dos maiores eventos da difusão científica aplicada a educação básica puderam mostrar os resultados finais dos trabalhos.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O seminário compõe as atividades de encerramento do PCE no ano de 2013, e tem como objetivo estabelecer uma mostra de projetos para que possa ser sabido do povo que existem sim pesquisas científicas feitas na educação básica.

Para a coordenadora PCE da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Socorro Freitas, o evento vem para consolidar tudo o que foi exercitado ao longo dos seis meses de pesquisa. “Eles passaram seis meses trabalhando, pesquisando, buscando informações e maneiras de executarem seus planos. O seminário vem para fechar com chave de ouro tudo o que foi produzido”. A coordenadora afirma ainda que apesar de as atividades oficiais do PCE encerrarem com o seminário, a grande maioria de seus coordenadores não irão abandonar a pesquisa. “Eles se sentem tão motivados ao produzirem artigos e ao perceberem a mudança na vida dos estudantes que muitos já garantiram que vão continuar trabalhando no projeto mesmo depois que a Fapeam der por encerrado”.

Para a jovem cientista Alice Medeiros, o PCE agregou ao seu currículo imenso valor uma vez que ela já decidiu ser pesquisadora e acredita que o projeto foi só o primeiro passo “Eu sempre achei que essa coisa de ser cientistas era coisa de maluco, mas não é, eu sou jovem cientista, não sou maluca e tenho orgulho de querer mudar as coisas na educação do meu país”.

Para avaliar os projetos foram convidados mestres e doutores em educação do Estado, que afirmaram estar honrados com o convite e falaram sobre a enorme satisfação em conhecer o programa e poder avaliar trabalhos dignos de academia.

Apesar de terem desenvolvido os projetos, alguns jovens pesquisadores se sentiram tímidos ao apresentar para tantos colegas seus resultados, dificuldades essas que foram vencidas e premiadas como é o caso da coordenadora Dieynne Gomes, que apresentou bem mais de uma vez seu trabalho e foi premiada durante a 1º Feira Científica da Amazônia com uma passagem para o Rio Grande do Sul, onde irá concorrer a Amostrec.

A professora de Educação Artística Daniele Almeida que desde 2009 participa do programa destacou a relevância de um programa como este para a valorização da cultura amazonense, que por sinal foi o seu tema de pesquisa “Este ano quis trabalhar sobre a valorização da musica regional do nosso estado, participei de todos e Puxiruns e todos me ajudaram bastante na solução de duvidas que tinha, durante nosso projeto ensinamos aos jovens pesquisadores a tocar novos instrumentos como flauta doce, violão, estudo de letras de musica e reconhecimento de artistas amazonenses“ avalia a coordenadora.

Ao final do seminário houve também a última Oficina de prestação de contas que na oportunidade foi ministrada pelo técnico contábil da Fapeam, Edson Silva, que falou aos coordenadores dos projetos presentes sobre os métodos corretos para as apresentações de prestações de contas, e sanou as dúvidas relacionadas às questões financeiras e burocráticas que iam surgindo ao longo da oficina.

Fonte: PCE