Panair recebe exposição Ciência na Feira


Estande da exposição Ciência na Feira da Fapeam. (Foto: Denison Silvan)

Estande da exposição Ciência na Feira da Fapeam. (Foto: Denison Silvan)

06/12/2013 – Com um público visitante estimado em 10 mil pessoas ao longo dessa semana, encerra nesta sexta-feira a exposição Ciência na Feira, uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O local da exposição é a Feira Municipal da Panair, localizada na Avenida Rio Negro, bairro Educandos, zona Centro-Sul. O objetivo da exposição é popularizar as atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação que estão sendo desenvolvidas com o apoio da FAPEAM, instituição que completou dez anos em 2013. Durante esta semana, foram apresentados ao público dois projetos que abrangem as áreas de saúde e tecnologia.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Luís Vieira em visita ao estande do Ciência na feira. (Foto: Denison Silvan).

Luís Vieira em visita ao estande do Ciência na feira. (Foto: Denison Silvan).

Um dos visitantes da exposição Ciência na Feira foi Luís Vieira, de 57 anos, carpinteiro autônomo, que na manhã de quinta-feira (05) conheceu os benefícios advindos do consumo de maracujá. As explicações foram dadas pela equipe da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati-UEA), dirigida pelo médico geriatra Euler Ribeiro, que  participa da exposição ministrando palestras sobre qualidade de vida na terceira idade e explanando assuntos como a prática de exercícios físicos e a alimentação adequados a pessoas com mais de 60 anos. Os produtos recomendados pelo médico são elaborados a partir de frutas e essências regionais e são resultados de estudos financiados pela FAPEAM. “Tudo que é feito para o bem estar do povo é gratificante. Fico satisfeito em saber que existe uma instituição, a FAPEAM, que se preocupa em divulgar assuntos científicos, principalmente aqueles relacionados à saúde”, afirmou Luís Vieira.

Durante a semana, a FAPEAM disponibilizou ao público todas as informações sobre os programas desenvolvidos e disponíveis à população em geral, por intermédio da distribuição de panfletos e de explicações dadas por colaboradores da instituição. Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, levar a exposição Ciência na Feira para espaços populares, abordando a temática científica, é um desafio necessário para as instituições ligadas à pesquisa no Amazonas. A diretora salienta que faz parte da missão da FAPEAM mostrar às pessoas a lógica que está por trás da construção do conhecimento científico, que envolve o futuro da sociedade. “É aqui, na feira, que está o cidadão, o principal beneficiado com os resultados da pesquisa científica desenvolvida com o apoio da FAPEAM. Muitas vezes passa despercebido para o cidadão como as pesquisas são feitas e porque o Governo do Amazonas investe em ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Maria Olívia Simão.

No local, o público visitante encontrou, ainda, a empresa Pentop, apresentando uma inovação tecnológica, a caneta falante interativa, que é um dispositivo que tem o formato de uma caneta e possui um sensor posicionado em sua ponta e um computador interno, capaz de decodificar o material impresso e reproduzir sons previamente gravados. Ao apontar sobre textos, cédulas de dinheiro e imagens, pode-se ouvir e traduzir as informações para qualquer idioma, repetir quando necessário, além de permitir ouvir músicas em som estéreo, guardar arquivos e gravar conversas e sons. Esse também é um produto criado por intermédio de estudos financiados pela FAPEAM.

Denison Silvan – Agência Fapeam