Visita técnica motivacional abre novos horizontes para alunos e professores


06/12/2013 – No período de 25 a 27 de novembro, um grupo composto por professores e estudantes amazonenses realizou visita técnica motivacional a cinco instituições ligadas à ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) http://www.inpe.br/ ; Catavento Cultural e Educacional http://www.cataventocultural.org.br/ ; Museu da Língua Portuguesa http://www.museulinguaportuguesa.org.br/ ; Universidade de São Paulo (USP) http://www5.usp.br/ ; e Aquário de São Paulo  www.aquariodesaopaulo.com.br .

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Esses professores e estudantes fazem parte de duas iniciativas do Governo do Estado para incentivar jovens que estão cursando o Ensino Médio a se dedicarem com afinco aos estudos relacionados às ciências exatas, objetivando prepará-los para enfrentar com êxito uma graduação nas áreas de engenharias e de tecnologia da informação. As duas iniciativas são o Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), com 40 alunos participantes, e Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com mais 40 alunos, perfazendo um total de 80. Confira os depoimentos de professores e alunos sobre a visita técnica motivacional ao Estado de São Paulo:

Endriu Nunes. (Foto: Denison Silvan)

Endriu Nunes. (Foto: Denison Silvan)

Endriu Nunes – “Sou do município do Careiro e nunca tinha saído de Manaus. Esta visita me proporcionou conhecer um pouco mais do Brasil e, principalmente, descobrir aspectos práticos da minha futura profissão. Quero ser engenheiro civil. No Catavento, por exemplo, conheci de perto alguns aspectos da física que vão ser úteis na minha profissão, além de alguns aspectos da mecânica, como a alavanca, que permite multiplicar a força de uma pessoa. Gostei muito, também, da bicicleta que gera energia elétrica e de alguns aspectos da ótica. Essa é uma forma muito legal de se aprender assuntos complicados de física, mecânica e matemática”.

Aline Araújo. (Foto: Denison Silvan)Aline Araújo – “Toda a viagem a São Paulo foi interessante, principalmente por ter aprendido muitas coisas. A parte mais marcante da viagem foi a visita ao Inpe e a nossa participação no Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas, realizado na USP. No Inpe, pude ver o quanto o Brasil está avançado em tecnologia. Esse instituto é muito importante para o Brasil. No Museu da Língua Portuguesa, gostei de ver como eles apresentam os poemas clássicos e a história da língua portuguesa. Foram apresentados de forma dinâmica, que nos incentivam à leitura”.

Yan Imbiriba. (Foto: Denison Silvan).

Yan Imbiriba. (Foto: Denison Silvan).

Yan Imbiriba – “Gostei muito de conhecer outros lugares, pois isso é muito importante para o aprendizado cultural dos visitantes, como eu. Vimos uma realidade diferente da que estamos acostumados em Manaus. Pude obter informações sobre uma região diferente da nossa.  Considero o Inpe como uma grande fonte de informação em relação à tecnologia. Fiquei impressionado com a grandiosidade do Inpe. O que mais me chamou a atenção foram os satélites e o serviço que prestam para a conservação do planeta”.

Cristian Cruz. (Foto: Denison Silvan).

Cristian Cruz. (Foto: Denison Silvan).

Christian Cruz – “Sempre quis trabalhar na área de ciência da computação, para desenvolver jogos eletrônicos. Mas, agora, após conhecer o Inpe, estou em dúvida. Já tinha ouvido falar sobre o Inpe, mas não tinha ideia do que realmente se tratava. No Laboratório de Integração e Testes do Inpe tivemos uma aula sobre satélites artificiais muito interessante, que me fez pensar na possibilidade de trabalhar nessa instituição. Uma das coisas boas da viagem a São Paulo foi conhecer outras cidades, pois nunca havia saído de Manaus”.

Rosa Fernandes. (Foto: Denison Silvan).

Rosa Fernandes. (Foto: Denison Silvan).

Rosa Fernandes – “Os programas Pró-Engenharias e RH-TI nos proporcionaram uma experiência única, muito legal do ponto de vista motivacional. Gostei muito do Catavento que, além de ser muito bonito, expõe uma grande variedade de experimentos em várias áreas da ciência, como física e matemática. Gostei, também, das exposições sobre o corpo humano. A exposição de astronomia é bem legal. No Inpe, pude ver que existe toda uma preparação para lançar um satélite no espaço. O Inpe tem uma estrutura muito bacana, que mostra que o Brasil está muito evoluído na área de engenharia espacial. Pude ver como são testados os satélites, os cuidados necessários nessa preparação como, por exemplo, o uso de roupas adequadas e a pressão do ar positiva no ambiente de testes. Nessa preparação, tudo é muito importante”.

Isabela Apoema. (Foto: Denison Silvan).

Isabela Apoema. (Foto: Denison Silvan).

Isabela Apoema – “Sempre tive muito interesse em conhecer o Inpe. Fiquei muito feliz em conhecer como as coisas funcionam nessa instituição, principalmente sobre os cuidados que eles tomam na preparação de um satélite, que envolve testes acústicos e de vibração. Foi uma descoberta muito importante, pois nunca tinha ouvido falar sobre esses detalhes na preparação dos satélites que vão para o espaço.  Fiquei com vontade de voltar para o Inpe, mas como pesquisadora”.

 

Coordenador Disney Douglas Oliveira. (Foto: Denison Silvan).

Coordenador Disney Douglas Oliveira. (Foto: Denison Silvan).

Disney Douglas Oliveira, coordenador do Pró-Engenharias – “A visita ao Inpe abriu novos horizontes para os nossos alunos, fazendo com que eles tomem conhecimento do que há de mais moderno em tecnologia aeroespacial. Essas visitas já estavam programadas desde o início dos dois programas. Na visita ao Catavento, por exemplo, os professores puderam ter acesso a novas ideias para despertar o interesse dos alunos pelo conteúdo ministrado em sala de aula. Eles poderão, assim, replicar em sala de aula experiências das áreas de física, óptica e engenharia”.

 

Coordenador Ruiter Caldas. (Foto: Denison Silvan)

Coordenador Ruiter Caldas. (Foto: Denison Silvan)

Ruiter Caldas, coordenador do RH-TI – “A visita técnica motivacional vai permitir aos alunos uma visão mais ampla da sua área de conhecimento porque cada local visitado deu oportunidade ao estudante de ter uma visão particular da sua futura área profissional. Outra coisa legal é que os alunos, no seu retorno, vão poder divulgar para os seus colegas o conhecimento adquirido”.

 

Sobre o RH-TI

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI) visa a estimular estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área de Tecnologia da Informação (TI), por meio de atividades orientadas, executadas em escolas das redes públicas estaduais de ensino sediadas nos Estados da Amazônia Ocidental.

 

Sobre o Pró-Engenharias

O Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias) visa a fomentar o desenvolvimento da área de Engenharia, estimulando estudantes, a partir do segundo ano do Ensino Médio, a seguirem carreira acadêmica e profissional na área, por meio de atividades orientadas, executadas em escola da rede pública estadual de ensino sediada na cidade de Manaus.

 

 Denison Silvan – Agência Fapeam