Pesquisador da Fapeam tem projeto premiado na Bahia
09/12/2013- O pesquisador da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) Jackson Pantoja participou do VIII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação 2013 (Connepi), realizado em Salvador ao final do último mês.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O evento que é realizado pelo Instituto Federal da Bahia visa disseminar e socializar ideias inovadoras e de conhecimentos obtidos no desenvolvimento de inúmeras pesquisas no âmbito dos Institutos Federais que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Participando por meio do Programa de Apoio a Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE) da Fapeam, Jackson recebeu o prêmio de 1º lugar em pesquisas na área de ciências agrárias. O projeto intitulado “Manejo do pirarucu (Arapaima gigas, Cuvier, 1817) em terras indígenas Paumari no Estado do Amazonas: situação atual e cenários futuros” concorreu com mais de 630 trabalhos. Ao todo, mais de 8 mil projetos de pesquisa foram submetidos, sendo aprovados 3.400, que foram distribuídos entre apresentação oral e banners.
O trabalho campeão mostra que a tecnologia social do manejo do pirarucu pode contribuir e muito para uma gestão pesqueira de fato na Amazônia e que os indígenas Paumari do Rio Purus tomaram uma decisão importante para a conservação de seus recursos naturais.
De acordo com o autor, este prêmio é o reconhecimento da academia, “não podemos mais tratar esse assunto somente no contexto da biologia pesqueira, mas sim com a inclusão do homem como um dos elos da gestão ambiental” afirma.
O pesquisador, que é doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), atua como professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e compõe o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE). Pantoja ressalta que sem o auxílio da Fapeam essa conquista talvez não fosse possível “Agradeço a Fapeam e ao Ifam pela oportunidade de explorar todo o potencial do Purus, medidas de conservação e manejo devem ser encorajadas nesta região de modo a garantir o uso sustentável do pirarucu nas terras indígenas Paumari”.
Além de Jackson, outros dois projetos amazonenses também foram premiados, “Verificação e análise dos fatores de risco para doenças coronarianas nos indígenas nas comunidades de Itacoatiara Mirim em São Gabriel da Cachoeira-AM”, da professora Dayse Cauper e ‘Campo de resiliência: sustentabilidade e instrumentalidade no âmbito do serviço social’, apresentado pela professora Ana Cláudia de Souza.
Jamyly Macedo – Agência Fapeam