Alunos utilizam resíduos de frutas e legumes para fazer adubo orgânico.
10/01/2014 – Jovens Cientistas da Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus, iniciaram um trabalho com a finalidade de despertar a curiosidade nas pessoas, e que ao mesmo tempo, falasse sobre o meio ambiente. Desta forma foi criado o projeto “Compostagem – Consciência Ambiental”.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O tema despertou interesse não somente nos jovens cientistas, mas em toda a escola. Merendeiras doavam os resíduos dos alimentos para fazer o composto utilizado no recipiente a ser plantado, composteira.
Segundo a coordenadora do projeto, Silvania Takatani, o tema foi uma sugestão da jovem pesquisadora Iara Caroline, que já trabalhava em projetos do Programa Ciência na Escola (PCE) desde o ano de 2012.
Iara explica que escolheu o tema porque “as pessoas acham o assunto meio ambiente muito repetitivo. Queríamos trazer algo que despertasse a curiosidade e a vontade de querer saber mais e mais dos alunos”.
Como a parte prática do projeto as jovens cientistas criaram na parte de trás da escola uma composteira e lá plantavam várias sementes e cultivavam. Após realizar colheita, as leguminosas são devolvidas à escola e reaproveitada no alimento escolar.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pela FAPEAM, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica do governo do estado destinada aos professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Jennifer Silva/PCE