Alunos vinculados a programas da FAPEAM são aprovados em vestibular


16/01/2014 – Quarenta e dois alunos oriundos de escolas públicas vinculados a dois programas educacionais pioneiros no Brasil, desenvolvidos pelo Governo do Estado, foram aprovados em processo seletivos de instituições de Ensino Superior do Amazonas para cursos de graduação, principalmente na concorrida área de Ciências Exatas. As instituições em que os alunos obtiveram sucesso são a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam), sendo os principais cursos escolhidos os de engenharias e sistemas de informação.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os estudantes aprovados fazem parte do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias no Amazonas (Pró-Engenharias), com 40 alunos participantes, e do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Tecnologia da Informação (RH-TI), com mais 40 alunos, perfazendo um total de 80. Percentualmente, os 42 alunos aprovados representam mais de 50% do total dos participantes dos dois programas, que envolvem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), que financia parte dos recursos, com a cooperação financeira da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e também as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc-AM).

Dos seis alunos que foram a São Paulo, quatro foram aprovados em vestibulares (Foto: Denison Silvan/Ag.FAPEAM)

Dos seis alunos que foram a São Paulo, quatro foram aprovados em vestibulares (Foto: Denison Silvan/Ag.FAPEAM)

Dos seis alunos que participaram da visita a instituições paulistas vinculadas à ciência, tecnologia e inovação, quatro obtiveram sucesso no processo seletivo para entrar na universidade

Para a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, a aprovação desses alunos oriundos de escolas públicas nesses processos seletivos é ‘muito impactante’, pois eles sempre enfrentam uma concorrência acirrada quando disputam uma vaga  na universidade pública. A diretora afirma que, com profissionais capacitados nas áreas de engenharias e de tecnologia da informação, será possível, por meio da industrialização inovadora, aproveitar melhor as potencialidades econômicas existentes no Amazonas. “Este alto índice de aprovação nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, pois investir em educação é sempre muito bom para a sociedade”, afirmou Maria Olívia Simão.

Em novembro do ano passado, o Governo do Estado proporcionou a um grupo de seis estudantes vinculados aos dois programas uma visita técnica motivacional ao Estado de São Paulo, oportunidade singular oferecida a esses jovens promissores, que se destacam por sua dedicação à área de ciências exatas. Dos seis que participaram da visita a instituições paulistas vinculadas à ciência, tecnologia e inovação, quatro obtiveram sucesso no processo seletivo para entrar na universidade. São eles Christian Cruz, Rosa Fernandes, Isabela Apoema, todos com 17 anos, e Yan Imbiriba, com 18.

 

Denison Silvan – Agência FAPEAM