Mais 7 novas oportunidades identificadas pelo ‘Radar’
14/02/2014 – Os recursos não reembolsáveis divulgados nas 18 edições de 2013 do Radar de Oportunidades superaram R$ 870 milhões. Esse capital, disponibilizado pelos Governos Federal e do Amazonas, refere-se à subvenção econômica, auxílio pesquisa, bolsas e premiações.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A análise foi apresentada pelo Departamento de Apoio à Inovação (DAT), da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM), ao lançar mais uma edição do Radar de Oportunidades.
Para esta publicação foram identificadas sete novas oportunidades distribuídas entre os temas: formação de recursos humanos, fomento à publicação científica, estímulo à fixação de pesquisadores no Brasil, financiamento de projetos e programas de extensão universitária, e um edital de fomento ao intercâmbio e cooperação científica e tecnológica.
No ano passado, foram divulgados 69 novos editais, programas, cursos e eventos de CT&I, dentre esses: subvenção econômica (Tecnova/AM), seleção de empresas/projetos para incubadora tecnológica (iUlbra), na área de energia (MCTI/CNPq/CT-Ernerg), TIC (MCTI/CNPq/CT-Info), redes regionais de pesquisa em biodiversidade e Biotecnologia MCTI/CNPq/FNDCT), e em PD&I em medicamentos fitoterápicos (MCTI/CNPq).
O Radar de Oportunidades é um instrumento de difusão da inovação e foi desenvolvido pela Secti-AM para empreendedores, pesquisadores, estudantes, gestores, instituições e demais interessados em obter informações sobre bolsas para pesquisa, incentivos fiscais, eventos, subvenção econômica, dentre outros assuntos da área de CT&I.
Destaques
A nova edição do Radar aponta 22 opções de editais e chamadas públicas; dessas, 15 já estavam vigentes em publicações anteriores.
Dentre os novos editais, destacam-se o nº 003/2014 (RH-Interiorização) e o edital nº. 004/2014 (Biblos) ambos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). O primeiro, concede bolsas para profissionais residentes ou que trabalhem em instituições públicas localizadas no interior do Estado e que estejam regularmente matriculados ou selecionados em curso de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado ou doutorado.
O segundo, Biblos, oferece auxílio-pesquisa a mestres ou doutores vinculados a instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, órgãos públicos ou ONGs no Amazonas para publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas.
Acesso ao Radar
Para receber eletronicamente o Radar de Oportunidades, basta enviar e-mail para radardeoportunidades@secti.am.gov.br e solicitar o cadastro do seu endereço eletrônico, ou ligar para o telefone (92) 4009-8110, e pedir a inclusão do seu nome e telefone no banco de dados do DAT.
Para os interessados, a Secti-AM também oferece atendimento personalizado com orientações e recomendações quanto a demandas específicas em CT&I.
Para acessar a mais recente edição do Radar de Oportunidades, clique.
Fonte: Marlúcia Seixas – Portal Ciência em Pauta