Livro reúne pesquisas sobre a relação saúde e ambiente na região amazônica
14/03/2014 – Estudar e tentar compreender a complexidade da relação ambiente e saúde é uma das propostas da obra “Espaço, Saúde e ambiente na Amazônia: ensaios de Geografia da Saúde”, a partir de fatores: biológicos, psicológicos, sociais, culturais, hábitos, estilo de vida e acesso aos serviços de saúde presentes na região amazônica. A publicação é uma das obras que recebe apoio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Organizado pelo professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), José Aldemir de Oliveira, o livro será lançado no próximo sábado (15), às 9h, no Espaço Cultural da Livraria Valer, localizado na Av. Ramos Ferreira, bairro Centro. A obra pode ser adquirida pela editora Expressão Popular pelo valor de R$ 22. Na ocasião, o livro estará com preço promocional.

José Aldemir disse que o livro reúne resultados de pesquisas produzidas durante as dissertações e teses de alunos. (Foto: Divulgação)
Conforme José Aldemir, o livro reúne resultados de pesquisas produzidas durante as dissertações e teses de participantes do projeto de pesquisa “Desenvolvimento sustentável para a Amazônia: ambiente e saúde, cidades e redes”, coordenado pela Ufam, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).
“A finalidade da obra é dar visibilidade às pesquisas e formar recursos humanos. Temos trabalho de estudantes de graduação a pós-doutorados, além de contribuir para políticas públicas na região. Nossa pretensão é que a obra seja utilizada em universidades e até em serviços públicos, por isso buscamos usar uma linguagem mais acessível”, explicou Aldemir.
Temas abordados
O livro reúne 12 artigos e está dividido em três partes: espacialidades e saúde na cidade de Manaus – abordando doenças como dengue hanseníase, malária (plasmodium vivax) e saúde ambiental ligada à poluição veicular -, espacialidades e saúde no Estado do Amazonas – transformação dos hábitos alimentares e saúde mental – e espacialidades e saúde na Amazônia – transformações socioambientais e a saúde ambiental, tipologia da dengue, interiorização da violência, influencia das queimadas e seus impactos na saúde humana, saúde na floresta, rios e cidades-.
“Esses artigos são resultados de pesquisas, e sem o apoio da FAPEAM, seria possível que essas pesquisas ficassem restritas às universidades. O Programa Biblos é de fundamental importância, pois permite mostrar à sociedade os resultados das pesquisas, após conclusão”, ressaltou.
Sobre o Biblos
O Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) recebe apoio do Governo do Estado, por meio da FAPEAM, para a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital. O Programa Biblos está recebendo propostas até o dia 27 de março. Consulte o Edital 004/2014 aqui.
Josiane Santos – Agência FAPEAM