Técnica inovadora informatizada para transplantes de rins é apresentada no Amazonas
14/03/2014 – Pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado do Piauí demonstrarão, pela primeira vez no Brasil, uma nova técnica informatizada utilizando o software EPHLA para transplantes de rins. O novo sistema será apresentado a acadêmicos, médicos e especialistas durante o ‘1º Workshop em Imunologia de Transplante de Órgãos Sólidos e Tecidos no Amazonas – Estado da Arte em Pacientes Renais Sensibilizados’. O encontro começa hoje (14/03) e prossegue até a próxima segunda-feira (17/03), e conta com o apoio do Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Susam), por meio da Central Estadual de Transplantes.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Segundo a coordenadora do workshop e da Central Estadual de Transplantes, Leny Passos, a técnica aumenta a compatibilidade no transplante de rins em pacientes e consegue driblar o sistema imunológico, porque quando o nível de anticorpos do transplantado está elevado, o organismo não aceita o novo órgão. “Pela primeira vez vamos conhecer esse sistema e as possibilidades de utilizá-lo no País e no Amazonas”, afirmou.
O workshop ocorrerá em dois momentos. O primeiro será um pré-evento na sexta-feira e sábado, no Auditório Dr. Juarez Klinger do Areal Souto, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). O evento principal (16 e 17/03) será para a demonstração da utilização do software. O workshop conta com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
“Os assuntos debatidos são de uma área restrita e muito técnica, por conta disso faremos um pré-evento para tratarmos de algumas noções de Imunologia para que os participantes tenham uma noção do que será debatido workshop. No evento principal, os pesquisadores do Piauí e dos Estados Unidos, entre eles o pesquisador Rene Duquesnoy, demostrarão o uso da técnica”, disse Leny Passos.
A programação também conta com pesquisadores convidados dos Estados Unidos (EUA) e da Inglaterra, assim como professores do Piauí e Paraná. Entre os convidados estão Rene Duquesnoy (EUA), Semirames Jamil Hadad do Monte (PI), Adalberto Socorro da Silva (PI), Cristina Von Glehn (PR), Caroline Kneib (PR) e Louise Yurari Cicalise Takeshita (Inglaterra). O evento terá tradução simultânea.
O 1º Workshop em Imunologia de Transplante de Órgãos Sólidos e Tecidos no Amazonas também conta com a parceria da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (Fadex) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Sobre o Parev
O programa consiste apoiar a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, tais como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho. Os eventos têm de ter como objetivo divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM