Fapeam assina memorando de cooperação científica com Reino Unido


19/03/2014 – O encerramento dos trabalhos da reunião do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Fomento à Pesquisa (Confap) teve como foco a assinatura de um memorando de cooperação científica entre as FAPs, Conselho Britânico e a Univesities UK (associação que congrega um conjunto de universidades do Reino Unido, que é a entidade responsável pelo programa Ciência sem Fronteiras naquele país). O documento foi assinado nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte (MG).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

2

Maria Olívia durante assinatura do memorando de cooperação científica entre as FAPs com o Reino Unido. (Foto: Paulo Cordeiro)

Maria Olívia Simão, diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), explicou que esse memorando é o passo inicial para a implementação de programas de cooperação científica e inovação entre universidades britânicas e instituição de ensino no Amazonas.

“É mais um largo passo nesse nosso desafio diário de transformar a ciência em instrumento de cooperação entre os países, sempre com o objetivo primeiro de melhorar a vida das pessoas”, declarou Maria Olívia, durante a solenidade de assinatura do acordo.

Para Tânia Lima, diretora do Programa Ciência Sem Fronteiras no Reino Unido, essa parceria utilizará como ferramenta o próprio Ciência Sem Fronteiras, além de outros programas tanto do Brasil quanto do Reino Unido, para ampliar os laços da pesquisa e da ciência entre os dois países.

O acordo de cooperação foi apresentado na tarde de terça-feira por Diego Arruda, gerente da Rede Britânica de Ciência e Inovação, que propôs as seguintes formas de colaboração: financiamento de bolsas de pesquisa, programas de mobilidade, financiamento de projetos e centros de pesquisa, mais parcerias na área de inovação, eventos em tecnologia e plataformas de inovação.

Tatiana Lima – Agência FAPEAM