Governador em exercício lança pedra fundamental do Hospital do Sangue do Amazonas
20/03/2014 – O governador em exercício do Amazonas, vice-governador José Melo, lançou, nesta quinta-feira (20/03), em cerimônia realizada no auditório da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), a pedra fundamental do Hospital do Sangue do Amazonas, e inaugurou três laboratórios na Fundação. Na ocasião, a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, entregou uma placa ao diretor-presidente da FHemoam, Nelson Fraiji, em homenagem aos 30 anos da Fundação.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O evento contou com a presença de gestores, colaboradores, pesquisadores e servidores. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM).
O Hospital do Sangue custará cerca de R$ 70 milhões (entre obras e equipamentos), sendo R$ 45 milhões oriundos de emendas parlamentares ao orçamento da União. Os laboratórios de Bacteriologia, de Genômica e de Testes de Acido Nucleicos (NAT), inaugurados na solenidade, contam com equipamentos adquiridos por meio de projetos de pesquisa financiados pela FAPEAM.
O vice-governador do Estado, José Melo, ressaltou que a construção do Hospital do Sangue e a inauguração dos laboratórios é o resultado da união de esforços em torno de um único objetivo: gerar o melhor atendimento e assistência à população que procura a FHemoam. “O Hemoam, que já é uma unidade de referência, se credencia ainda mais com os novos laboratórios e se credenciará mais ainda como uma unidade de referência para o País e para o mundo com a inauguração do novo hospital”, disse Melo.
Hospital do Sangue
O diretor-presidente da FHemoam, Nelson Fraiji, afirmou que, com as inaugurações e com o novo hospital, o número de atendimentos na Fundação quadruplicará. Segundo ele, atualmente, 15 mil pessoas circulam na Fundação e são atendidas nos diversos serviços. Desse total, três mil são atendidas por mês nos laboratórios e 80 por mês são atendidas na internação. “A história da FHemoam tem muito a ver com a história das pessoas. Desde o início perseguimos o objetivo de atender todos os pacientes da melhor maneira possível e fazemos isso diariamente. Dentro de dois anos voltaremos aqui (Fhemoam) para inaugurar um hospital de alta referência que dará vida às pessoas”, afirmou Fraiji.
A nova unidade hospitalar será construída na área que pertencia ao antigo Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, localizado na avenida Constantino Nery. A previsão é de que a obra seja finalizada até dezembro de 2015.
Nelson Fraiji afirmou que o hospital contará com 156 leitos, sendo 140 leitos adultos (20 reservados para pacientes do Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro) e pediátricos e 16 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto e pediátrico. O Hospital do Sangue terá ainda, entre outros, um ambulatório com 38 consultórios, Hospital-Dia, Pronto Atendimento, Centro Cirúrgico para cirurgias de pequeno e médio porte, salas para vários tratamentos especializados, radioterapia e quimioterapia.
Laboratórios
Na inauguração dos laboratórios, os familiares do servidor falecido Moacir Almeida Moreira receberam uma placa em homenagem aos serviços prestados pelo colaborador. Ele trabalhou na FHemoam de 1982 a 2013, quando veio a falecer. O Laboratório de Ensino e Pesquisa da Fundação passará a ser intitulado ‘Laboratório de Ensino e Pesquisa Moacir Almeida Moreira.
Nelson Fraiji ressaltou que os laboratórios serão utilizados para atender a pacientes de toda a Amazônia Ocidental atendidos pela FHemoam. Ele disse que os equipamentos robotizados e de alta tecnologia só foram adquiridos a partir do aporte financeiro da FAPEAM. “A FAPEAM oportunizou a compra de equipamentos, entre eles o sequenciador genético, que é de fundamental importância para a identificação de anormalidades genéticas”, informou Fraiji.

Maria Olívia parabenizou o trabalho realizado na FHemoam e em reconhecimento aos serviços prestados ao longo dos últimos 30 anos entregou uma placa ao diretor-presidente da Fundação. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
A diretora-presidente da FAPEAM, Maria Olívia Simão, parabenizou o trabalho realizado na FHemoam e em reconhecimento a isto e aos serviços prestados ao longo dos últimos 30 anos entregou uma placa ao diretor-presidente da Fundação. “Quando da criação da FAPEAM, a FHemoam se empenhou em trabalhar conosco para levar a pesquisa a todas as Fundações de saúde do nosso Estado. Montamos o PAIC, com a iniciação científica, trabalhamos juntos em projetos para captação de recursos junto a Finep (Agência Brasileira de Inovação) para construção de laboratórios, trouxemos pesquisadores de fora por meio do DCR e estamos formando especialistas fora do eixo Sul/Sudeste em hemoterapia”, ressaltou Olívia Simão.
Saiba mais sobre os programas da Fap
Nelson Fraiji agradeceu o reconhecimento aos trabalhos e ressaltou “o apoio incondicional” da Fap aos projetos científicos da Fundação. “Um dos laboratórios que estamos inaugurando existe graças ao apoio da FAPEAM. Além disso, contamos com o apoio indispensável da FAPEAM para a implantação do Mestrado em Hematologia na FHemoam, que é o terceiro do País”, afirmou Fraiji.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM