Cleinaldo Costa é eleito reitor da UEA


21/03/2014 – O atual reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que exercia o cargo interinamente, Cleinaldo Costa, e Mário Bessa, foram eleitos, na noite desta quinta-feira (20/03), reitores da Universidade. Cleinaldo é o primeiro reitor eleito na UEA por eleições diretas e permanece no cargo por mais quatro anos.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com a assessoria de comunicação da UEA, a chapa composta pelos eleitos obteve 1.164,08 pontos (referentes a 50,42% dos votos válidos). A Comissão Eleitoral Geral informou que o resultado da eleição será homologado na próxima sexta-feira (28/03).

Entre as propostas da chapa eleita estão a defesa da elevação do patamar da Universidade, com investimentos em infraestrutura de laboratórios, parcerias com instituições nacionais e internacionais, estabelecimento de linhas de pesquisas que envolvam docentes e estudantes, além do fortalecimento da graduação com a formação, em média, de 50 doutores por ano até 2018.

Também disputavam a reitoria no processo eleitoral as chapas compostas por Raimundo de Jesus Barradas e Carlossandro Albuquerque, e Jener Brito e Maria das Graças Barreto.

 Processo eleitoral

A eleição direta na Universidade atende a uma determinação do governador do Estado, Omar Aziz, segundo o Decreto 34.433/2014. A UEA organizou, com apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), 78 seções eleitorais para contabilizar o voto dos 22 mil alunos, professores e servidores técnicos aptos a votar.

Além de Manaus, os municípios de Manacapuru, Coari, Eirunepé, Humaitá, Boca do Acre, São Gabriel da Cachoeira, Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Parintins, Manicoré, Carauari, Tefé, Tabatinga, Novo Aripuanã, Lábrea, Maués e Careiro Castanho receberam urnas destinadas aos 23 colégios eleitorais criados para a eleição na UEA.

Agência FAPEAM,

Com informações da assessoria da UEA.