Ifam, zona Leste, será primeira instituição pública do AM a ofertar Medicina Veterinária
16/04/2014 – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) é a primeira instituição pública do Estado a ofertar o curso de graduação em Medicina Veterinária. Segundo o diretor-geral do campus zona Leste, Aldenir de Carvalho, 40 acadêmicos já estão cursando as disciplinas e devem se formar em um período de cinco anos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (16/04) durante a comemoração dos 73 de atividades no campus.“O marco deste ano, em que completamos 73 anos de existência, foi a formação da primeira turma de tecnólogos e a aprovação do primeiro curso de Medicina Veterinária no ensino público do Amazonas. É um desafio maior porque somos os primogênitos e não podemos errar, mas não mediremos esforços para desenvolver as atividades e contribuir como o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Estado”, disse Aldenir.

Auditório ficou pequeno para a quantidade de alunos presentes, que prestigiaram o evento. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
“O marco deste ano, em que completamos 73 anos de existência, foi a formação da primeira turma de tecnólogos e a aprovação do primeiro curso de Medicina Veterinária no ensino público do Amazonas. É um desafio maior porque seremos os primogênitos e não podemos errar, mas não mediremos esforços para desenvolver as atividades e contribuir como o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso Estado”, disse Aldenir.
Durante as comemorações dos 73 anos do Ifam, campus zona Leste, também foram inaugurados o Centro de Documentação e Informação – Henrique Rabelo Sobrinho, com um acervo de três mil livros, e o Auditório José Maria Pinheiro Gomes. Os espaços levam os nomes de dois ex-servidores da Instituição falecidos recentemente.
Agradecimento
A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, participou da solenidade para parabenizar o Instituto pelos 73 anos de atividades no Estado e para reforçar a parceria entre o Ifam e a FAPEAM. “Aqui (Ifam) é um espaço de ensino diferenciado com a educação técnica e a produção de tecnologias. Mesmo estando com estudantes no Ensino Médio, o que percebemos é que, sempre foi uma preocupação do corpo docente a busca de alternativas de produção no espaço amazônico. Aqui (Ifam) temos um potencial magnífico de desenvolvimento com parâmetros diferenciados sem esquecer a questão da sustentabilidade”, disse Olívia.
Na ocasião, a diretora-presidente da Fap recebeu do diretor-geral do Ifam campus zona Leste, Aldenir de Carvalho, uma placa de agradecimento pelas parcerias firmadas entre as instituições. “A FAPEAM representa um salto histórico para o Amazonas. Essa instituição (Ifam) compartilha esse momento de comemorações com a FAPEAM que financia as bolsas de pesquisa dos nossos estudantes”, afirmou o diretor.

A diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia, recebeu uma placa de agradecimento pelas parcerias firmadas entre o Ifam e a FAP. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
Importância
O ex-aluno e ex-diretor do Ifam, campus zona Leste, por 11 anos, Lúcio Rabelo, ressaltou a importância do Instituto e as contribuições para o desenvolvimento do Amazonas. “O aspecto principal é dar oportunidade ao jovem de formação de uma profissão. Essa escola tem um diferencial que é na formação cidadã dos jovens e não só a formação tecnicista. O Ifam tem a capacidade de reagir às demandas, de perceber o que o mercado está precisando em termos de profissionais e se adequar. Recentemente lançamos o curso de Agroecologia e implantaremos o curso de Medicina Veterinária em resposta as demandas da sociedade. É uma escola dinâmica e está desenvolvendo a capital e também o interior nos dez campus que estão instalados nos municípios”, destacou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, também destacou a importância do Ifam para o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, a instituição galgou o sucesso porque ensina, além de técnicas agrícolas, cidadania a seus alunos.
“O Estado deve muito a essa instituição que já formou profissionais que atualmente se destacam na sociedade. São pessoas que estão no interior do Amazonas auxiliando no desenvolvimento dos municípios. Aqui (Ifam) se ensina mais do que técnicas agrícolas, se ensina cidadania, democracia e respeito ao meio ambiente”, disse.
Além das inaugurações e da solenidade com as instituições parceiras ao Ifam, o Instituto promoveu uma corrida de três quilômetros entre os alunos da instituição.
Assista ao vídeo:
Camila Carvalho – Agência FAPEAM