Feira do Empreendedor: vitrine para os micro e pequenos empresários e oportunidades de novos negócios
25/04/2014 – O empresário Mário Goiram Fogaça, proprietário da empresa ORIAM Sabores Amazônicos, já trabalhava no desenvolvimento de produtos feitos a partir de insumos amazônicos, mas foi com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (PAPPE Integração), que conseguiu concretizar suas ideias como o vinho de cupuaçu e o complemento alimentar a base de insumos regionais, o barezito.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Os produtos e serviços dessa e de outras micro e pequenas empresas estão em exposição na Feira do Empreendedor promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM) que começou ontem, quinta-feira (24) e vai até domingo (27), no Clube do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi), zona Leste de Manaus.
“Iniciamos as atividades em 2008 trabalhando com frutos amazônicos na produção de geleias, bombons, balas, licores e o molho de pimenta murupi. Outras ideias foram surgindo, mas nós não conseguimos executar nosso plano de ação por falta de recursos e apoio. Com o financiamento da FAPEAM, por meio do PAPPE, nós apresentamos nossa primeira ideia que foi justamente o vinho de cupuaçu”, ressaltou Fogaça.
Os produtos da empresa ORIAM Sabores Amazônicos estão em exposição no estande da FAPEAM juntamente com os produtos das empresas Sabores de Tradição Alimentícia d´Amazônia e Pentop da Amazônia. Essas são algumas das empresas que recebem aporte financeiro da FAP, por meio do PAPPE Integração, para desenvolvimento dos seus projetos.
Vitrine de oportunidades
O público tem a oportunidade de conhecer os diversos ramos de negócios de 56 expositores que estão na feira, além da oferta de 6 mil vagas em cursos e treinamentos gratuitos e participação em palestras, seminários, oficinais, atendimentos coletivos e individuais – no intuito de fomentar a abertura e desenvolvimento de negócios – e espaços temáticos como negócios verdes, inovação, tecnologia, agronegócio, economia criativa, sustentabilidade, entre outros. Os horários dos cursos de capacitação são das 8h às 12h e visitação pública gratuita das 14h às 22h.
A diretora em exercício da FAPEAM, Severina de Oliveira dos Reis, ressaltou a importância da FAPEAM não só patrocinadora, mas também como expositora das ações de apoio ao desenvolvimento de produtos e processos inovadores de micro e pequenos empresários amazonenses e suas ideias empreendedoras, na busca de produtos que geram o desenvolvimento por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação no nosso Estado.
“A oportunidade da FAPEAM em apresentar a sociedade os resultados de suas ações em um dos eventos mais prestigiados entre os promovidos pelo Sebrae, consolida um das perspectivas do Mapa Estratégico, voltada para a sociedade e definido em seu Plano de Ação 2014/2015 – Consolidar a Ciência, Tecnologia e Inovação como um eixo transversal essencial para o desenvolvimento social e econômico sustentável do Estado do Amazonas”, afirmou a diretora.
Aproveitando essa vitrine para exposição de seus produtos, o empresário Jorge Carlos Seco Neves proprietário da empresa Sabores de Tradição, beneficiada pelo programa PAPPE Integração da FAPEAM, trouxe para o evento o bolo amazônico feito com ingredientes amazônicos como a polpa de cupuaçu, castanha-do-brasil, cumaru e puxuri. Não contém glutén, lactose e gorduras trans.
“As feiras são sempre boas oportunidades de negócios. Só o fato de estarmos aqui e apresentando o produto serve como vitrine para promover o produto e torná-lo conhecido”, relatou o empresário.
Incremento nos negócios
Kenia Castelo gerente da empresa Pentop da Amazônia relatou que a empresa já possui a cultura de inovação, por isso sempre buscava programas que financiassem as ideias que surgiam na empresa, foi o caso dos guia turístico da cidade de Manaus sonorizado, financiado pelo PAPPE Integração.
“Esse programa é de fundamental importância, pois permite desenvolvermos nossos produtos e fazer com que se tornem mais competitivos no mercado trazendo um serviço de qualidade e que consiga trazer algo inovador para a sociedade”, destacou Castelo. Além do guia turístico, estão em exposição os produtos caneta interativa Pentop, Kit Didático para educação infantil e o Sistema de vocalização de etiquetas para pessoas com deficiência visual.
A FAPEAM desenvolve a linha de ação fomento à pesquisa, tecnologia e inovação que apresenta, entre outros, o objetivo de proporcionar a empresários, cooperados e outros agentes do setor produtivo no Amazonas o acesso ao fomento para desenvolvimento de projetos de CT&I para melhoria da qualidade de produtos e processo de forma a aumentar sua competitividade no mercado.
O PAPPE Integração é uma parcerias da FAPEAM com a Agência Brasileira da Inovação (Finep) e conta com 24 projetos, com investimento total da FAPEAM no valor de aproximadamente R$ 6 milhões.
Por Josiane Santos – Agência Fapeam