Banana BRS Conquista será apresentada no Amazontech
13/11/2012 – A BRS Conquista é uma das tecnologias geradas pela Embrapa Amazônia Ocidental, no Amazonas. As informações sobre essa cultivar estarão disponíveis no estande da Embrapa no evento e poderão ser obtidas com mais detalhes também na palestra ‘O Cultivo da Bananeira na Amazônia’, que será apresentada pelo pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Luadir Gasparotto, na quarta-feira, 14 de novembro, no espaço Musa Bronze, das 10h15 às 11h15.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
De acordo com o pesquisador, a BRS Conquista chega a atingir 48 toneladas por hectare/ano, em densidade de 1.666 plantas por hectare, no espaçamento 3m x 2m e tem como vantagens suas características de alta resistência ao despencamento e o rendimento elevado na relação polpa/casca. Essa cultivar possui polpa de sabor agridoce e vem sendo indicada como uma opção para ocupar o espaço deixado pela banana maçã, que foi dizimada por doenças.
O cultivo de banana ocorre em todos os Estados da Região Norte do Brasil e representa uma das principais bases alimentares para populações de baixa renda, porém a produtividade dos bananais na região é extremamente baixa, principalmente com a presença da doença sigatoka-negra, que leva a perdas de até 100% em variedades de banana dos tipos Prata, Terra e Maçã.
Problemas fitossanitários
Existem ainda outros problemas fitossanitários que afetam a bananicultura na região amazônica, como as doenças mal-do-Panamá, moko, nematoides e viroses que contribuem com grandes perdas na produção.
Diante desses problemas é recomendada a substituição dos antigos plantios por cultivares resistentes à sigatoka-negra, como a BRS Conquista, que também vem sendo cultivada em outras regiões do País e é considerada como uma alternativa que pode contribuir para a sustentabilidade da bananicultura nacional, uma vez que sendo resistente a doenças não tem necessidade de aplicação de agrotóxicos, apresenta alta produtividade e tem tido boa aceitação dos consumidores em várias regiões do País.
Sobre o Amazontech
O Amazontech é um evento que tem como objetivo promover, por meio de seminários, palestras, cursos e rodadas de negócios, a cultura da inovação e da transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos coerentes com a sustentabilidade do bioma amazônico.
A programação traz temas relacionados à ciência, tecnologia e negócios sustentáveis na Amazônia. As informações detalhadas estão disponíveis no link http://www.amazontech2012.com.br/programacao. O acesso às palestras é gratuito, mas é preciso doar 1kg de alimento não perecível.
A versão 2012 do Amazontech é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Governo do Estado do Amapá, Universidade Federal do Amapá (Unifap) e apoio de diversas outras instituições públicas e privadas.
Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental