Feira do empreendedor movimenta mais de 20 mil pessoas durante quatro dias


28/04/2014 – De acordo com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM), durante os quatro dias de evento, mais  de 20 mil pessoas visitaram Feira do Empreendedorismo, que encerrou ontem, domingo (27) . A Feira buscou oferecer, ao público, uma série de serviços e informações a quem pretende abrir um empreendimento ou mesmo consolidar conhecimentos na área do empreendedorismo.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O público visitante pode conhecer diversas empresas, bem como as instituições públicas que apoiam e fomentam ideias

Diretora presidenta da FAPEAM prestigiou a Feira e visitou as empresas apoiadas pelo Governo do Estado. (Foto: Érico Xavier)

Diretora presidenta da FAPEAM prestigiou a Feira e visitou as empresas apoiadas pelo Governo do Estado. (Foto: Érico Xavier)

inovadoras como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). No geral, mais de 150 atividades, entre palestras, cursos e oficinas foram oferecidas durante o evento.

Para a diretora presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, a participação da FAP teve como objetivo mostrar aos empresários a importância de se aliar à ciência para alavancar seus negócios. “Na feira, mostramos a importância de aproximar o empresário dos institutos de pesquisa e de como a inovação é positiva para o negócio. Por exemplo, hoje ele pode estar muito bem no mercado, mas como a competitividade é alta, se ele não investir em inovação, ele perde essa competitividade”, enfatizou a diretora.

Objetivo é apoiar eventos de empreendedorismo

Segundo a coordenadora geral da Feira, Maria Helena Garcia, a FAPEAM foi a primeira a “ancorar” e apoiar o Sebrae-AM. “A FAPEAM é uma instituição inovadora, que vem agregando valor na tecnologia e na ciência do Estado. A parceria dela conosco somente potencializa a expansão de micro e pequenos empresários”, ressaltou a coordenadora.

Um dos programas que apoia o micro e pequeno empresário é o Programa de Apoio as Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (Pró-incubadoras).

A FAPEAM atua em duas pontas nesse processo: na primeira ela fomenta a  subvenção econômica, que são recursos do Governo do Estado e de parceiros como a Finep, para alavancar a fase de risco da inovação.  E na outra ponta a instituição atua na formação de recursos humanos, na disponibilização para o mercado de engenheiros, doutores, de material humano capacitado para alavancar o processo de inovação para o setor produtivo.

O programa tem por objetivo apoiar ações focadas na qualificação de equipes das incubadoras e no aprimoramento dos processos de gestão voltados à inovação no setor produtivo, assim como incentivar a formação de redes entre incubadoras e com instituições privadas sem fins lucrativos, para o intercâmbio de experiências e métodos de gestão.

Incubadoras
O trabalho da incubadora de empresas é adequado para proporcionar melhor desenvolvimento e consolidação de novos empreendimentos por meio da oferta de estrutura física e acesso ao conhecimento, tanto técnico quanto de gestão.Uma das incubadoras presentes era a da Fucapi. A Incubadora de Tecnologia (FIT) após um ano após de inauguração, já possui 10 empresas incubadas. A perspectiva e que ainda este ano outras empresas que já estão em processo de adequação para fazerem parte do quadro.

Outra incubadora que também estava presente e que conta com a parceria da FAPEAM foi o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide). Atualmente o Cide conta com 36 empresas entre associados e residentes.

Adriana Pimentel –Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *