Divulgação Científica na Amazônia reforça espaço em revista de alcance nacional


05/11/2012 – A revista Areté, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas, chega ao seu 5º ano com a proposta de levar ao leitor uma visão clara de como está sendo feito o processo de consolidação da divulgação científica no contexto amazônico.

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De acordo com o Comitê Editorial da revista, que significa virtude em grego, evidencia aspectos da diversidade das histórias de cada um dos respectivos autores descritos nas pesquisas lançadas nesta edição (Vol. 5, Nº 08). Cada texto caracteriza não só uma trajetória investigativa singular, mas também o toque particular de cada contribuinte para realizar mais uma edição.

A divulgação científica tem, nos artigos publicados na revista Areté, um marco no campo científico da Amazônia. É o que tem mostrado, por exemplo, o artigo intitulado “Educação em Ciências na Amazônia: Do proposto no currículo ao vivido no mestrado acadêmico’’, que faz parte do curso de mestrado acadêmico, apresentando-se como uma das possibilidades para potencializar a transformação da realidade regional amazônica. Conforme os autores, Simone Souza Silva e Amarildo Menezes Gonzaga, esse desafio requer que se refaçam caminhos em busca de respostas, que se materializem em atitudes, sobretudo, por parte do estado no implemento dos planos e metas advindos do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia.

O artigo, na integra, pode ser encontrado nesta edição

Sobre a Revista Areté

A Revista Amazônica de Ensino de Ciências é uma das revistas da UEA avaliada pelo sistema Qualis, que se constitui num sistema de avaliação de periódicos mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Brasil.

A Areté nasceu em 2007 devido à necessidade de divulgar como se faz Ciência na Amazônia, mas durante os seus cinco anos de existência, não se fechou na pauta do regionalismo. Ao contrário, ela tem recebido contribuições de pesquisadores de todo o Brasil e do mundo, pois tem a convicção de que a ciência não tem teto e nem território demarcado. Tal interação faz de Areté uma revista contemporânea, versátil, dinâmica, ousada, inclusiva e principalmente aberta ao novo.

Para visualizar a edição completa da Revista Areté, Volume 5, o link está disponível abaixo:

http://www.revistas.uea.edu.br/arete/index.php?dest=edatual

Fonte: Ascom UEA

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