Programa Ciência sem Fronteiras promove palestra de intercâmbio acadêmico na Alemanha


30/12/2012 A possibilidade de ter uma experiência internacional e com isso agregar conhecimentos a sua capacitação é uma oportunidade que os graduandos amazonenses que participam do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), do governo federal, têm acesso. Na semana passada, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou uma palestra, no auditório da Escola Superior de Tecnologia (EST) com o intuito de esclarecer dúvidas e preparar os estudantes para o intercâmbio entre universidades brasileiras e alemães.

Para o assessor de Relações Internacionais da UEA, Ernesto Roessing, a realização da palestra é uma oportunidade ofertada aos estudantes amazoneneses que desejam concorrer às vagas oferecidas nos próximos editais do CsF.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Roessing salientou ainda que o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está potencializando iniciativas de divulgação junto às regiões Norte e Nordeste para que estas participem de intercâmbios nos países europeus, principalmente na Alemanha.

Ele frisou que a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) nesse processo de qualificação de estudantes do Brasil em outras universidades agrega um diferencial. “De fato, o fomento ao desenvolvimento da pesquisa no Estado do Amazonas, por meio da FAPEAM, permite a promoção de condições para disputa de igual para igual e até em melhores condições com estudantes de outras regiões do País”, frisou.

Segundo o assessor, a grande dificuldade para o estudante amazonense era a obtenção da proeficiência na língua alemã. Para isso, o candidato tinha que viajar para Belém (PA) para a obtenção da certificação. Agora, as provas de proeficiência podem ser realizadas em Manaus. “A prova de língua alemã pode ser realizada em Manaus, pelo Centro Suíço de Ensino (CSE), a de língua Inglesa, no Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU) e a de Francês, na Aliança Francesa, tudo para que os estudantes possam concorrer às bolsas oferecidas pelo Programa”, completou o assessor.

Para a representante da DAAD, Rafaela Giordano, as palestras desenvolvidas pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico no Brasil têm por objetivo a divulgação do intercâmbio entre os dois países. “Essa geração de estudantes que está graduando não pode perder essa oportunidade, ainda mais com o quantitativo de 10 mil bolsas oferecidas pelo Programa às Universidades da Alemanha”, destacou.

Giordano considera o desenvolvimento da pesquisa por meio do oferecimento de bolsas pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) no Brasil, de extrema importância, pois esses créditos serão inferidos nos processo de avaliação que o estudante se submeterá.              

Estiveram presentes no evento o assessor de relações internacionais da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ernesto Roessing, a representante do DAAD, Rafaela Giordano, e os representantes da Universidade da Região do Ruhr, Stephan Hollesteiner, e da Universidade Técnica de Munique (TUM), Sóren Metz.

Sobre o Programa Ciência sem Fronteiras

Consiste em um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da Ciência, Tecnologia, Inovação e da Competitividade brasileira por meio de intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministérios da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *