Produtos feitos com papel de guaraná chamam atenção na SNCT
20/10/2012 – Empresas com projetos aprovados junto ao Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção) participaram ativamente da 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) surpreendendo o público com seus produtos inovadores. É o caso da empresa Reciclagem e Fibras da Amazônia (Refiam) que trouxe para o seu estande nessa edição, produtos reciclados a partir do guaraná da Amazônia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para a representante da empresa na SNCT, Sonia Regina Sampaio de Souza, é de grande relevância para a Refiam mostrar ao público presente o que a Instituição vem desenvolvendo na área da inovação. Souza salientou que o sucesso de seus produtos veio por meio da participação da empresa no edital do Pappe Subvenção da FAPEAM, sem o qual seria inviável a fabricação de seus produtos.
“Por meio do financiamento está sendo possível desenvolver produtos de papéis recicláveis, e o carro-chefe da empresa, que é o papel de guaraná”, disse.
Esse novo papel, que entra no mercado garantindo a preservação e conservação da floresta amazônica, tem sido um atrativo, cuja origem vem do aproveitamento do castilho, ou seja, da casca de guaraná. São kits, convites, cartões, dentre outros produtos, que se diferenciam trazendo para a empresa um apelo muito forte sobre a questão sustentável do planeta.
“A empresa possui compromisso com a responsabilidade social, tendo cuidado de melhorar a renda das comunidades que mantém parcerias. Dessa forma, realiza cursos de capacitação, objetivando o acesso ao conhecimento para as pessoas que vivem em locais isolados da Amazônia”, afirmou.
Segundo Souza, a Região Amazônica proporciona matéria-prima que pode ser utilizada nos processos industriais, gerando melhorias para toda a sociedade. “A nossa empresa oferece para a população uma melhor renda, a partir da contratação de mão de obra local e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida aos que participam desse processo”, declarou.
Para Souza, a participação da Refiam na SNCT demonstra que o Governo do Estado do Amazonas leva a sério o incremento de micro e pequenas empresas para o desenvolvimento social e econômico.
SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas é coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti-AM) e é considerado o maior evento de Ciência e Tecnologia do Estado. Esta edição da Semana ocorreu no período de 17 a 20 de outubro e teve como tema ‘Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza’.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM