Empresa desenvolve bolos à base de frutos amazônicos
Um bolo diferente, feito com produtos 100% naturais, sem lactose e gorduras trans. A mistura contém ingredientes amazônicos, como a polpa de cupuaçu, castanha-do-brasil, extrato de cumaru e puxuri. O produto é considerado de alta qualidade, além de ser diferenciado em relação aos similares existentes no mercado. Deseja experimentar? Ele já está disponível para degustação.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A iguaria é fruto de projeto desenvolvido com o aporte financeiro do Governo do Estado, via FAPEAM. (Foto – Érico Xavier)
A iguaria é fruto de um projeto desenvolvido com o aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). A empresa responsável pelo produto, Sabores da Tradição, foi contemplada por meio Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (PAPPE Integração).
Segundo o empresário Jorge Carlos Neves, antes da fórmula atual, foram realizadas pesquisas a fim de obter uma formulação de um bolo/torta com uma mistura de castanha da Amazônia, cupuaçu, cupulate e o puxuri. O objetivo foi recriar a confeitaria regional e comercializar para os mercados que exigem demandas de produtos diferenciados. “A ideia surgiu após detectar a deficiência do mercado regional, que não dispõe de produtos com essas características: da confeitaria regional amazônica”.
Produto com selo amazônico

Ele explicou que a embalagem e o método de embalar foram pensados para garantir a extensão da vida útil do bolo amazônico. (Foto – Érico Xavier)
Um ponto importante foi a necessidade de desenvolver ingredientes naturais, em que se obtivesse um produto final que não perdesse as características físico-químicas e biológicas ao longo do seu período de validade. Estudos/análises laboratoriais foram realizados em parceria com entidades com capacidade técnicas, por exemplo, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), entre outras empresas brasileiras.
Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, desde a fabricação, passando pela embalagem para garantir o bom estado do produto até o consumo. “A embalagem, por exemplo, além de ser diferenciada em relação à estética, promove a Amazônia e a preservação do meio ambiente”, pontuou Neves.
Divulgação

O ponto de venda precisou se adaptar e ampliar seus produtos para atender esta demanda, disse Neves. (Foto – Érico Xavier)
“Atualmente a confeitaria amazonense não é muito divulgada no mercado nacional e internacional. A conscientização do consumidor e sua exigência cresceram. O ponto de venda precisou se adaptar e ampliar seus produtos para atender esta demanda”, destacou.
A crescente preferência do brasileiro pela prática de hábitos saudáveis foi registrada por um estudo feito pela consultoria Euromonitor, no qual a venda de produtos com conceito natural – diet, light, sem glúten ou lactose – deve confirmar expansão de 40% entre 2012 e 2014, e movimentar R$ 20 bilhões ao ano.
No período de 4 a 7 junho, a empresa Sabores de Tradição estará participando da Naturaltech. Trata-se de uma feira internacional de alimentação saudável, produtos naturais e saúde.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM
Edição: Luís Mansuêto
Fotos: Érico Xavier
Onde encontrar esses produtos? Deve ser divulgado mais e colocar em lugares a venda que tenha acesso ao público com mais facilidade!
Por favor, entre em contato pelo telefone 55 92 3084 7538
Av. Rodrigo Otávio n.1910 – Bloco II Crespo
CEP 69073-177. Manaus – AM – Brasil.
E-mail: saboresdetradicao@gmail.com
Produto á venda em Manaus: Linhaça Dourada, Casa de Sarana, Cafeteria do largo e Aeroporto. Em São Paulo nas lojas Eataly e Empório Santa Maria
Que bom saber de um produto assim, gostaria de comprar. Favor dizer onde posso compra-lo.