Propesca fomentará estudos para regulamentação da pesca na Bacia do Rio Negro


Maria Olívia disse que o Propesca permitirá a realização de estudos que subsidiem a implementação do Decreto 31.151/11. Foto: Érico Xavier

O lançamento do Programa de Apoio à Pesquisa sobre a Pesca no Rio Negro (Propesca/Rio Negro/Edital 010/2014) fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2014, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS/AM), que na oportunidade lançou a Revista ‘Amazonas Sustentável’. O evento ocorreu nesta quinta-feira (05), no Centro de Convenções do Studio 5.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O Propesca/Rio Negro também objetiva aplicar os conhecimentos empíricos da população ribeirinha e indígena nas pesquisas, para que o conhecimento adquirido pela comunidade seja repassado aos pesquisadores visando melhorias para pesca de subsistência.

“Sempre procuramos meios de executar a ciência para que ela atinja e beneficie a sociedade, então o projeto irá trabalhar propondo alternativas econômicas, fazendo com que sejam criadas formas para que as comunidades vivam da pesca de subsistência, e dessa forma sejam beneficiadas”, revelou Maria Olívia.

O Propesca foi lançado na Semana do Meio Ambiente 2014, realizada pela SDS/AM. Foto: Érico Xavier.

Edital

O Governo do Estado, via FAPEM, alocou no Propesca/Rio Negro cerca de R$ 1,6 milhão. Os projetos que serão submetidos devem, prioritariamente, visar o manejo e o ordenamento dos recursos pesqueiros. Os proponentes precisam alinhar os projetos às linhas de pesquisa relacionadas à pesca.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de custeio, capital e bolsas, de acordo com as linhas temáticas, nos valores de até R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) por proposta, incluindo as bolsas. As mesmas devem ser submetidas pelo SIGFAPEAM até o dia 28 de agosto. Confira o Edital completo.

O Propesca/Rio Negro é uma parceria entre a FAPEAM e as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) e de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

 

Fernanda Lima – Especial para a Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *