Estudo avalia relação entre malária e pacientes HIV positivos


13/09/2012 Os portadores do vírus da Imunodeficiência Humana Adquirida (HIV) atendidos na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) apresentam um quadro de infecção por malária grande e reincidente. Esse fato levou a acadêmica do curso de Farmácia, da Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), Anne Caroline Lopes Silva, a desenvolver uma pesquisa para avaliar a relação entre as infecções.

O estudo intitulado ‘O Efeito imunológico da Malária por Plasmodium Vivax nas pessoas vivendo com HIV da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado-FMT/HVD’ foi coordenado pela pesquisadora, Flor Ernestina Martinez Espinosa, e fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica da FMT/HVD (Paic).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

De acordo com informações da universitária, o objetivo da pesquisa foi descrever o efeito imulógico de episódios de infecções de malária pelo Plasmodium Vivax ocorridos em pacientes portadores do HIV, usando como indicadores a concentração de alguns linfócitos nos pacientes e a carga viral.

“Utilizamos um banco de dados da Fundação onde identificamos os pacientes que estavam em tratamento para malária e aqueles que já tinham iniciado o tratamento retroviral para o HIV. A partir dessas informações, fizemos um levantamento de quantos casos eram reincidentes e analisamos os dados para verificar se havia relação entre as doenças”, explicou Silva.

O estudo foi aplicado a pacientes acometidos por malária e a portadores do vírus, conforme explicações da orientadora do projeto. “Avaliamos os portadores do vírus e os doentes, pois há essa diferença. Existe aquele paciente que está infectado com vírus, mas ainda não desenvolveu a doença que tem um período de incubação grande e pode levar anos para se manifestar”, destacou.

/De acordo com Espinosa, a interação das infecções por HIV e malária afeta o curso clínico das pessoas que vivem com HIV. “Verificamos que os pacientes doentes não sofrem tanta queda no sistema imunológico quando infectados pela malária, porém aqueles infectados, ou seja, que são portadores do vírus têm uma queda expressiva na resposta do sistema imune. O resultado é um aumento da carga viral potencializando o efeito da malária devido à redução da resposta imune do organismo”, esclareceu.

Resultados

A acadêmica explicou que o resultado desse estudo servirá de parâmetro para indicar como deve ser o direcionamento do tratamento destes pacientes. “Foram analisados 74 pacientes vivendo com HIV e associados à infecção por Plasmodium vivax. Destes 62% eram homens, ente os quais ocorreram 106 episódios de malária. Desde percentual, 8,49% apresentaram uma alta parasitemia (Presença de parasitas no sangue), com frequência de 28,3% com duas cruzes. Acompanhados de doenças oportunistas relativas ao vírus HIV”, alertou.

Silva ressaltou ainda que o HIV causa uma grave deterioração na resposta imunológica. “Isso representa um maior risco de infecção, maior densidade de parasita no infectado, uma gravidade do quadro clínico além de baixa  resposta terapêutica”.

Espinosa disse que os resultados servirão de parâmetro para indicar o melhor tratamento dos pacientes. “Esse estudo servirá como parâmetro, temos que investigar outros pontos específicos resultantes da pesquisa, mas esse resultado já pode ajudar a indicar o melhor tratamento para os pacientes”, finalizou.

Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da FAPEAM, para apoiar com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas. 

Rosilene Corrêa – Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *