Uninorte promove 1º Congresso de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia

Camargo disse que o evento possibilita a troca de ideias e experiências com profissionais e alunos. (Foto: Isaac Guerreiro/Agência FAPEAM)
Com uma expectativa de público de mais de 2 mil pessoas, acontece em Manaus o 1º Congresso de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia do Centro Universitário do Norte (Cenartec/Uninorte/Laureate). O evento visa promover a interação entre estudantes e profissionais de diferentes áreas das Ciências Exatas e discutir o desenvolvimento econômico e sustentável na Amazônia, a partir de pesquisas tecnológicas que promovam inovações na cadeia produtiva regional.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Congresso teve início na última segunda-feira (27) e prossegue até a próxima sexta-feira (31), no Studio 5 Centro de Convenções. A mesa de abertura contou com a presença da assessora da presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Lady Mariana Pinheiro. Ela proferiu a palestra ‘Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento regional sustentável’. “Julgamos de extrema importância esse tipo de evento, pois visam a troca de experiências, a popularização e difusão de conhecimento produzido dentro das universidades”, pontuou.
Durante o congresso, estão previstas palestras, oficinas, exposições e mostras acadêmicas. Estandes dos cursos da Escola de Ciências Exatas do Uninorte foram montados para que o público possa conferir as pesquisas desenvolvidas pelos professores e alunos da instituição.

Lady Mariana falou sobre importância do Cenartec para a troca de experiências, a popularização e difusão de conhecimento produzido dentro das universidades. (Foto: Isaac Guerreiro/Agência FAPEAM)
Segundo o diretor da Escola de Ciências Exatas, Jaime Kuck, a articulação entre empresas e academia é fundamental. “Estamos em um país com crescimento enorme e que precisa de mão de obra qualificada. Faltam engenheiros, arquitetos e tecnólogos. Os desafios são muitos. Precisamos oferecer às empresas do Polo Industrial de Manaus a nossa infraestrutura de pessoal e de equipamento dos nossos laboratórios”, afirmou.
O presidente do Uninorte, Milton Camargo, ressaltou que o evento possibilita a troca de ideias e experiências com profissionais e alunos. “Espero que no final possamos deixar uma marca relevante à sociedade. Esse é o sonho de todo estudante que quer se formar. Estamos aqui, como instituição de ensino, para ajudá-los a realizar esse sonho”.
Participaram da mesa de abertura: o reitor da Uninorte, Vicente Nogueira; o superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira; o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana; o arquiteto do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita; e o superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Rômulo Barreto.
Lançamento do Inovatec
Durante a solenidade de abertura, também ocorreu o lançamento do Centro de Inovação e Tecnologia da Uninorte (Inovatec), que visa buscar recursos e articular com empresários o treinamento e desenvolvimento de tecnologias de forma integrada. O Inovatec prevê o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, envolvendo projetos de produtos, processos e de inovação, treinamentos, consultorias, serviços e pós-graduação nas áreas tecnológicas, Arquitetura e Urbanismo, Informática e Engenharias.
Raiza Lucena – Agência Fapeam
Edição Luís Mansuêto