Polícia técnico-científica da SSP-AM debate parcerias com a FAPEAM


Da esquerda à direita: Ladislau Brito; Maria Olívia; Fabíola Rodrigues; e Jefferson Holanda. (Foto: Agência FAPEAM)

A ciência e a tecnologia estão revolucionando a perícia criminal em todo o mundo. Com o aperfeiçoamento de técnicas, das análises genéticas e a integração dos dados a sistemas informatizados, solucionar crimes está cada vez mais eficiente.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Pensando nisto, o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Jefferson Mendes de Holanda, e a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, reuniram-se, na última quinta-feira (30/10), para discutir formas de intensificar a parceria entre as instituições na realização de pesquisas científicas para investigação de crimes.

Também participaram do encontro, realizado a pedido do Departamento de Polícia Técnico-Científica da SSP-AM, os peritos Ladislau Brito e Fabíola Rodrigues.

Segundo Holanda, a parceria entre as instituições fortalecerá a perícia e os trabalhos técnico-científicos na segurança pública. “O objetivo central da reunião foi construir essa parceria entre a FAPEAM e a SSP-AM. Essa união de forças e ideais gerará um fortalecimento técnico-científico fundamental para a solução de casos”, disse.

Maria Olívia Simão afirmou que a Fundação está à disposição para continuar colaborando com o Departamento de Polícia Técnico-Científica da SSP-AM no que for necessário, uma vez que vários projetos relacionados à perícia técnico-científica já foram apoiados e estão em análise pela FAPEAM.

Entre os projetos relacionados à pesquisa forense, que já contaram com aporte financeiro da FAPEAM, está o intitulado ‘Uso das técnicas cromatográficas como ferramenta forense para o uso na estimativa da população consumidora de drogas de abuso em diferentes ambientes e no auxílio da identificação do intervalo pós-morte em usuários de drogas na cidade de Manaus’.

O projeto de pesquisa foi coordenado pela doutora em Ciências e vinculada ao Departamento de Química da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Karime Rita de Souza Bentes, no âmbito do Programa de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado) da FAPEAM.

Durante a reunião, a diretora presidente da FAP apresentou aos representantes do Departamento o Plano de Ação da FAPEAM 2014/15 que inclui, entre outros, o fortalecimento do fomento aos programas de pós-graduação no Amazonas e a dinamização do ecossistema de inovação no Estado.

Discussão

Holanda informou à diretora-presidente da FAPEAM que o Departamento de Polícia Técnico-Científica da SSP-AM está organizando um congresso, previsto para o dia 4 de dezembro deste ano, data em que se comemora o Dia do Perito Criminal, para se discutir a importância da perícia autônoma.

Segundo ele, estão previstas as participações de peritos renomados de todo o País. O Amazonas também sediará, no período de 12 a 13 de dezembro deste ano, a I Conferência Internacional de Criminologia e Comportamento Criminal, organizada com apoio do Grupo de Análise do Comportamento Criminal (Gacc) do Departamento de Polícia Técnico-Científica da SSP-AM.

O evento será realizado com objetivo de analisar a estrutura comportamental da cena de crimes. Os mestres Ilton Soares, Cinthia Chagas, Mahatma Porto e Margareth Vidal confirmaram a participação nas discussões.

 

 

Camila Carvalho – Agência FAPEAM

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *