Diretora da FAPEAM anuncia novo Edital do PCE durante o Seminário de Avaliação

Alunos, professores e gestores estiveram presentes durante a abertura do Seminário de Avaliação do PCE. (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
Para levar a alfabetização científica e tecnológica a professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública de Ensino do interior do Amazonas, o governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), lançará na próxima sexta-feira (21) o novo Edital do Programa Ciência na Escola (PCE).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O anúncio foi feito hoje (17/11) pela diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, durante a abertura do Seminário de Avaliação Final do PCE. O evento prossegue até esta terça-feira (18) e ocorre na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, no Parque Dez.
“Neste novo Edital, nossa perspectiva é de crescimento e interiorização do Programa. Levaremos o ‘Ciência na Escola’ aos professores e aos estudantes que nunca tiveram contato com o PCE”, disse Maria Olívia.
Aplicabilidade do conhecimento

Maria Olívia disse que a educação básica está sendo transformada no seio da escola e da família . (Foto: Érico Xavier/Agência FAPEAM)
Durante o seminário de avaliação, a gestora ressaltou a evolução do Programa nos últimos dez anos e disse que, por meio do PCE, os estudantes passam a compreender como o conhecimento adquirido em sala de aula pode auxiliá-los no entendimento e na solução de problemas do cotidiano.
“Estamos transformando a educação básica no seio da escola e da família ao tirar o conteúdo dos livros, que parece que nada tem a ver com a realidade, para contextualizá-lo no campo da vida. Trata-se de uma postura fundamental para modificar a qualidade do Ensino, na medida em que formamos alunos com habilidades de buscar e construir conhecimento”, disse Maria Olívia.
Ao longo dos últimos dez anos, o PCE possibilitou que mais de 7 mil estudantes da rede pública estadual e municipal de Ensino fossem inseridos no universo da pesquisa, por meio da realização de projetos de pesquisa sob a coordenação de professores.
O secretário adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM), Edilson Soares, afirmou que o governo do Estado, via FAPEAM, modificou a perspectiva da educação no Amazonas ao proporcionar que dentro da escola haja iniciação científica. “A escola é um espaço de produção do conhecimento e não apenas de reprodução dele. A FAPEAM tem trabalhado nesse contexto ao levar a iniciação científica para dentro do ambiente escolar. O PCE é um programa pioneiro e, por isso, se tornou referência em todo o País”.
De acordo com Soares, os governos dos Estados do Maranhão e de Minas Gerais se espelharam no PCE, criado pelo governo do Amazonas, para conceber programas similares de iniciação científica na rede pública de Ensino.
Seminário de avaliação

O PCE possibilitou que mais de 7 mil estudantes fossem inseridos no universo da pesquisa. (Foto: Érico XavierAgência FAPEAM)
Durante o seminário, estudantes da rede pública estadual e municipal de Ensino apresentarão os resultados dos 146 projetos de pesquisa desenvolvidos por meio do PCE, em Manaus.
Na solenidade de abertura, a coordenadora geral do PCE, Fátima Novak, fez o lançamento oficial dos anais dos trabalhos desenvolvidos este ano. “Com os anais, ampliamos os horizontes do espaço escolar, aprimoramos o processo de alfabetização científica e promovemos o estreitamento das relações entre a comunidade escolar do Estado”, disse.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004 pelo governo do Estado via Secti-AM e FAPEAM em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e Municipal de Educação (Semed), é uma ação de alfabetização científica e tecnológica, destinada aos professores e estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio que desenvolvem projetos de pesquisa em escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM