Qualidade de projetos marca Seminário Final do PCE em Itacoatiara


Os 72 projetos implementados na cidade em 2014 foram avaliados durante o Seminário Final de Avaliação do PCE. (Foto: Divulgação/PCE)

Itacoatiara – Produzir ciência não é mais um privilégio apenas de quem trabalha em grandes centros de pesquisas. Prova disso é o aumento da produção científica dentro de escolas públicas do Amazonas. Em Itacoatiara, que fica 176 km de distância de Manaus, cerca de 360 estudantes da rede pública de ensino do município mostraram que a difusão do conhecimento está em expansão. A constatação foi feita após a apresentação dos resultados finais dos projetos desenvolvidos, este ano, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE).

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Os 72 projetos implementados na cidade em 2014 foram avaliados durante o Seminário Final de Avaliação do PCE, realizado na última terça-feira (25), na Escola Estadual Maria Ivone. Com total segurança do que palestravam, os cientistas júnior expuseram os resultados finais das pesquisas, realizadas entre maio e outubro deste ano. Na terra da “Pedra Pintada” há pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, que vai desde biologia, passando por horta, esporte e até fanfarra escolar. Cada projeto explanou cerca de 20 minutos.

De acordo com Gabriel Pereira da Silva, cientista júnior PCE, a sensação após a apresentação é a de dever cumprido, já que os seis meses em que desenvolveu a pesquisa foram suficientes para dominar o tema. “Sabemos que o estudo tem que ser mais investigado. No entanto, não tivemos trabalho para apresentar os resultados, pois nos municiamos de conhecimento e, agora, compartilhamos esse conhecimento com todos”, disse o cientista, que pesquisa a importância da horta no desenvolvimento escolar.

Jovens falam com propriedade sobre seus projetos de pesquisa. (Foto: Divulgação/PCE)

Os cientistas júnior falaram com tanta propriedade dos trabalhos, que a reação não poderia ser diferente: arrancaram elogios dos avaliadores. “O nível de conhecimento dos estudantes é tão alto, que em alguns momentos durante a apresentação, imaginei que tivesse acompanhando uma exposição de graduandos e pós-graduandos”, enfatizou, Dr. em Biotecnologia do CBA, Simone da Silva, que avaliou alguns dos 72 projetos de Itacoatiara.

Entre os projetos exaltados pelos julgadores foi “Música e Intertextualidade”, que cria paródias com letras musicais baseado em assuntos da disciplina escolar língua portuguesa, que geralmente não desperta o interesse dos estudantes. “Intertextualidade é um texto inserido em outro texto, portanto fazer paródia é isso, é a adaptação de um texto em cima de outro já existente. Pensamos fazer paródias na tentativa de melhorar o ensino-aprendizagem dos estudantes, parece que conseguimos alcançar esse objetivo”, afirma Janaira Silva, a cientista PCE.

Da comunidade Novo Remanso, zona rural de Itacoatiara, veio o projeto “Aprendendo Inglês nas Músicas de Seriados de TV”. Um trabalho que viaja no universo musical das séries de TV dos Estados Unidos, buscando compreender da linguagem estrangeira inserida neles. “Buscamos conhecimento e não apenas entretenimento nesses programas de TV. Primeiro, fazemos a tradução de todas as músicas do inglês para o português e depois analisamos palavra por palavra. Com isso enriquecemos nosso vocabulário”, declarou Rebeca Queiroz, cientista júnior que adora os seriados americanos.

O projeto “Música e Intertextualidade”, que cria paródias com letras musicais baseado em assuntos da disciplina Língua Portuguesa, foi elogiado pelos avaliadores. (Foto: Divulgação/PCE)

Quem aproveitou melhor o único dia de apresentação no Seminário Final foram coordenadores e cientistas júnior, que expuseram também banners e cartazes no pátio da escola. Um dos projetos que mais se destacou no salão foi “Estudo da Potencialidade Hidro Cinética do Rio Amazonas para a Geração de Energia Elétrica no Município de Itacoatiara”, da Escola Estadual Mirtes Rosa Mendes Mendonça Lima, que sugere alternativas para geração de energia elétrica para Itacoatiara, a partir de uma turbina subaquática instalada no curso do rio Amazonas, em frente ao município. “Implantando esse sistema beneficiaríamos os moradores de Itacoatiara com a redução da fatura de energia elétrica e, ao mesmo tempo, ajudando o meio ambiente, já que as turbinas subaquáticas não geram gases do efeito estufa”, afirma Márcia da Silva Oliveira, cientista júnior PCE.

Abertura do Seminário Final de Avaliação PCE

Na noite anterior, o Programa Ciência na Escola (PCE), promoveu a cerimônia de abertura do Seminário Final de Avaliação, que ocorreu na sede da coordenadoria Regional de Educação de Itacoatiara. A abertura do evento contou com a presença de autoridades locais, coordenadores de projetos e cientistas juniores PCE. O local acabou ficando pequeno para suportar as mais de 200 pessoas que prestigiaram o evento. Os discursos foram voltados para o fortalecimento científico, que cresce cada vez mais com a interiorização da ciência. Projetos PCE de cunho musical, artístico e cultural se apresentaram no evento e receberam uma calorosa salva de palmas após suas performances.

 

Fonte: PCE

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