Fórum do Confap em Goiânia deixa saldo positivo
04/06/2012 – Goiânia- GO – A diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Simão, considerou importante a realização do Fórum do Confap, em Goiânia-GO, que demonstrou a força das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) para o avanço do conhecimento científico e tecnológico brasileiro.
Maria Olívia Simão destacou o avanço na aprovação de Programas voltados para Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), o que representa muito para o Estado do Amazonas, que ainda possui lacunas nessa área. Para ela, a reunião foi extremamente interessante, em razão da proximidade entre as duas instituições representativas do País, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Para a diretora-presidenta, o Fórum foi marcado pelas discussões sobre o melhoramento da governança dos programas, visando à desconcentração, em que serão executados de acordo com a realidade de cada Estado, em parceira com o governo federal.
Maria Olívia alertou sobre a necessidade de criar um movimento político para defender os Fundos do Petróleo e do Pré-sal destinados à C,T&I. “O Fundo compõe grande parte dos recursos do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que garantirá investimentos na educação e, consequentemente, tornará o País mais competitivo no mercado internacional”, ressaltou a diretora-presidenta.
O presidente da Confap, Mario Neto Borges, disse que a reunião teve um saldo positivo. “Primeiramente, pelo fato de realizarmos o evento em Goiás, o que nos permitiu o fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa deste Estado. E, em segundo lugar, pelo fato de termos cumprido a pauta na íntegra”, completou o presidente.
Mario Neto destacou as articulações que o Confap vem desenvolvendo em favor do aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), destacando o Código Nacional de C,T&I, que, no momento, está tramitando no Congresso Nacional e apontou a importância e a urgência da busca por garantias reais quanto à destinação significativa dos royalties do petróleo e pré-sal para áreas de educação e C,T&I.
“Nosso Fórum superou as expectativas e permitiu que o relacionamento entre as FAPs e os órgãos federais tenha maior aproximação. Agora devemos fazer com que os benefícios sejam direcionados para os Estados brasileiros, em que todos são unânimes, no sentido de, querer o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) para garantir uma melhor qualidade de vida para a sociedade brasileira", frisou.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM