Edital POP CT&I tem data para submissão de propostas prorrogada


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) prorrogou o prazo para submissão de propostas ao Edital 023/2014, referente ao Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I). Os interessados têm até esta segunda-feira (9), às 23h59, para o envio da proposta pelo Sistema de Informações da Fundação (SigFAPEAM). A entrega da documentação pode ser feita na terça-feira (10), no setor de protocolo.

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O POP CT&I tem como objetivo apoiar a realização de eventos científicos de popularização da ciência e financia a produção e distribuição de materiais educativos de CT&I, prioritariamente no interior do Amazonas, durante a Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) no Estado, que está prevista para ocorrer em outubro de 2015. Trata-se de uma forma encontrada pelo governo do Estado, via FAPEAM, para promover o intercâmbio e troca de experiências entre pesquisadores.

Brincar e aprender

Contemplado em 2014 pelo Edital POP CT&I, o projeto ‘Ecoethos da Amazônia’ é um exemplo de como ações de popularização da ciência têm modificado a vida de estudantes de escolas de Manaus. O trabalho é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), órgão vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O objetivo do ‘Ecoethos’ é estimular os estudantes participantes a ampliarem seus conhecimentos e reflexões sobre práticas cotidianas que resultem em problemas ambientais. Eles são incentivados a buscar soluções cooperativas e responsáveis. As atividades são divididas de acordo com a simbologia de cinco elementos: os biofísicos (água, ar, fogo e terra); e o social (responsabilidade e compromisso), dos quais são lançados desafios aos participantes.

“Quando temos ideias, elas são limitadas e com recursos podemos estender nossas atividades de popularização da ciência. O apoio da FAPEAM foi fundamental para o desenvolvimento de práticas de socialização do conhecimento com a comunidade escolar”, comentou a coordenadora do projeto, Maria Inês Higuchi.

Segundo ela, os membros do projeto são estimulados a ter uma conduta de responsabilidade e cuidado com o ambiente. O cumprimento da tarefa representa a conduta dos participantes que é contabilizada em índices de sustentabilidade e graus éticos.

 

 

Raiza Lucena e Luís Mansuêto – Agência FAPEAM

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