Alunos do PCE fazem análise social sob ótica literária
30/05/2012 – A questão social brasileira é fonte de inspiração para poetas e escritores que encontram nessa temática uma maneira de expressar dificuldades cotidianas. O estudo ‘Literatura e desigualdade social: a narrativa de Graciliano Ramos e a poesia de Aldísio Filgueiras’ realiza um comparativo que possibilita a compreensão pelos alunos da Escola Municipal José Garcia Rodrigues da relação social existente no contexto social e econômico de uma época.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Coordenada pelo professor de Língua Portuguesa, Francisco Erivaldo Morais da Silva, a pesquisa apresenta em seus processos metodológicos um estudo bibliográfico e uma análise comparativa. Ele salienta que a poesia de Filgueiras retrata alguns tipos urbanos que fazem parte de um processo de exclusão social.
Segundo ele, o objetivo principal da pesquisa foi identificar as semelhanças da poesia de Aldísio Filgueiras com a obra de Graciliano Ramos.
Investigação científica no Ensino Fundamental
O Grupo de Estudo (GE) contou com três alunos-pesquisadores. As consultas aos dicionários e as análises das obras de escritores e poetas brasileiros foram as ferramentas exigidas para a compreensão de todo o mecanismo da pesquisa sobre as categorias de análise das obras, como gênero, personagem, tipo de narrativa, temporalidade, entre outros itens.
“Nós estamos dando início aos primeiros passos para que a pesquisa no Ensino Fundamental se consolide no Estado do Amazonas e tenha um novo direcionamento, possibilitando aos alunos das escolas municipais, o interesse pela investigação científica. Mas, para que isso se torne uma realidade é necessário o envolvimento maior do educador para mostrar outras possibilidades para sua disciplina”, disse Silva.
A escola como referência para a pesquisa
O professor acredita que o auxílio disponibilizado pela escola, como ceder o laboratório de informática e biblioteca para pesquisas, contribuiu para o avanço da investigação científica. Para ele, a dedicação dos alunos aos estudos também foi o diferencial no resultado de todo o processo de aprendizagem. “Os alunos despertaram para um novo olhar, voltado para o lado social. O planejamento para a pesquisa deu uma nova dinâmica à escola”, disse.
Opinião
Para a aluna do 8° ano, Carla Michele Marques, 14, participante do projeto, a obtenção da responsabilidade como forma de enfrentar a sociedade com um outro olhar, foi um resultado positivo. Sobre os autores, ela disse que lendo suas obras, conheceu um outro lado da vida, que pode ser amarga e dura.
O aprendizado possibilitou também à aluna Lígia Manuelle Gomes Rodrigues, 13, um novo olhar, que lhe trouxe muitos questionamentos sobre as coisas que acontecem a sua volta. A aluna afirmou que agora ela entende melhor o mundo, finalizou.
Sobre o PCE
O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM