Ufam promove 2º Congresso de material didático
21/05/2012 – Com o objetivo de promover um intercâmbio em áreas de conhecimento como a Matemática, Ciências e Geografia, o grupo de Pesquisa Técnica e Científica ‘Psicotec, Faced e Cdtech’ da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realiza no período de 23 a 25 deste mês, o ‘2º Congresso de Material Didático da Região Metropolitana de Manaus: Programa Visual Class’.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O evento será realizado com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV).
O evento é aberto à participação de professores, alunos e coordenadores. Os interessados já podem se inscrever gratuitamente por meio do site da Ufam. Os participantes podem realizar oficinas que serão ministradas ao longo do evento. Entretanto, como as vagas são limitadas, é necessário que seja enviado um formulário de inscrição para o e-mail: congressovisualclass2012@gmail.com
Processo de ensino e aprendizagem
A coordenadora do evento, doutora Claudia Guerra Monteiro, explica que a equipe científica e técnica da Faced/Psicotec tem se preocupado cada vez mais com a disseminação e a aplicação do conhecimento. “Trata-se de uma preocupação totalmente em sintonia com as aspirações da sociedade e com os desafios presentes no início de um novo milênio marcado pelo estabelecimento da ‘sociedade do conhecimento’. Mais do que nunca, hoje, o conhecimento se tornou a verdadeira riqueza das sociedades que são capazes de gerá-lo e aplicá-lo com mais desenvoltura, no qual a sociedade terá a oportunidade de se desenvolver economicamente e socialmente”, afirmou.
Para a professora, o evento é uma forma de compartilhar e articular ideias onde informações serão inseridas em favor da pluralidade e o aumento da multidisciplinaridade no âmbito da pesquisa teórica, aplicada no campo de aprendizagem da Região Norte.
“O congresso terá como conferencista para abrir o evento, a Diretora de Formulação de Conteúdos Educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC, doutora Mônica Gardelli Franco”, enfatizou.
Sobre o Programa Visual Class
O Programa Visual Class vem instalado nos computadores distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) aos professores da rede estadual e municipal de ensino. Ele pode ser usado na perspectiva tradicional, onde o professor cria as aulas e atribui aos alunos a responsabilidade de construir seu ambiente de aprendizagem. Dessa forma, à medida em que os alunos acessam os conteúdos, o professor orienta e avalia o processo de criação do domínio da disciplina.
O uso desta tecnologia deve ser trabalhado como um processo de crescimento pedagógico que nasce a partir do “querer fazer diferente”. A ideia é manter os estudantes em sala de aula e, de acordo com o procedimento dado ao conteúdo, o professor descobre um aluno mais interessado e dinâmico.
Sobre o Parev
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros oriundos do governo estadual, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.
Redação: Nefa Costa
Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM