Inpa oferece 150 vagas gratuitas no minicurso de português sustentável


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio da Coordenação de Tecnologia Social (COTS), promoverá nos dias 24, 25 e 26 de março o minicurso “Português sustentável: a cena fotografada”. O minicurso oferecerá 150 vagas destinadas aos alunos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/Inpa), servidores e bolsistas de Gestão do Instituto e ao público em geral.  As inscrições são gratuitas e os interessados em participar do evento podem se inscrever preenchendo o formulário disponível neste link AQUI.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Com o objetivo de apresentar aos alunos a ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos (predicação verbal), por meio da técnica “a cena fotografada”, o minicurso será ministrado pela professora em Letras e analista de Ciência e Tecnologia do Inpa, Fernanda Morais de Oliveira, no Auditório da Ciência, situado no Bosque da Ciência/Inpa, das 14h às 17h.

Morais explica que o minicurso terá carga horária de 10 horas e abrangerá um conteúdo programático versando sobre verbos intransitivos e de ligação; objetos direto e indireto; predicativos do sujeito e do objeto; predicados verbal, nominal e verbo-nominal.

“Iremos dar ao aluno, de forma simplificada, a ferramenta de que ele precisa para poder entender o assunto e quebrar os mitos em relação à sintaxe. De maneira lúdica e lógica trabalharemos para se criar uma empatia pelo conteúdo”, explica a professora.

Para ela, o conteúdo a ser repassado aos alunos vai ajudá-los, principalmente, na interpretação de texto. De acordo com Morais, os participantes vão aprender sobre os verbos intransitivo, transitivo e de ligação; objetos direto e indireto; predicativos do sujeito e do objeto; predicados verbal, nominal e verbo-nominal.

Morais comenta que apresentou, no 1º Encontro Amazonense de Professores da Línguas e Literaturas (Enproll), organizada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ocorrido de 4 a 6 de março, a nova tecnologia social na área de educação: a cartilha “Português sustentável: uma tecnologia para inclusão social”, lançada em maio de 2014, direcionada, principalmente, aos  estudantes de escolas públicas. “Estou muito feliz porque esta técnica foi apresentada na Enproll para 40 professores da Ufam que aprovaram o projeto”, finaliza a professora.

Fonte: Inpa, por Luciete Pedrosa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *