Colóquio das Quintas do Musa trará como tema a Agrossilvicultura
A ‘Agrossilvicultura (Sistemas Agroflorestais): conceito, possibilidades,dificuldades’ é o tema do Colóquio desta quinta-feira (26) no Museu da Amazônia (Musa), a partir das 17 h, situado na Rua Planeta Plutão, 11, Morada do Sol, bairro Aleixo.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A integração de árvores na agricultura é um meio aparentemente simples para melhorar a sustentabilidade da agricultura. Desde a década de oitenta esta técnica antiga vem sendo promovida mundialmente.
Na Amazônia, instalaram-se belos Sistemas Agroflorestais (SAFs), compostos por muitas espécies. Infelizmente esses SAFs mostraram-se pequenas ilhas “ecologicamente corretas”, corpos estranhos no oceano das monoculturas agrícolas. SAFs com um carro-chefe econômico, como cacau ou citros, tiveram mais sucesso.
Para a Amazônia promover a Agrossilvicultura é fundamental entender o funcionamento da “pequena” propriedade para saber onde, como e quando vai ser possível encaixar árvores; e ter “variedades” melhoradas das espécies de interesse como pupunha, açaí, tucumã, castanha, uxi, piquiá e abiu.
O Colóquio terá como palestrante Johannes van Leeuwen.
Johannes van Leeuwen tem mestrado da Universidade Agrária de Wageningen, Holanda, no qual combinou Silvicultura Tropical, Melhoramento Vegetal, Sociologia Rural da Zona Tropical e Estatística. Trabalhou em Moçambique, Cuba, Tunísia e Holanda, e participou de missões para Guiné-Bissau, Zâmbia, o Nordeste do Brasil e a Terra Indígena Alto Rio Negro. Desde 1988 é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde coordena o Núcleo Agroflorestal.
Fonte: Musa