CNPq publica chamada para programa de capacitação em taxonomia
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou, na última segunda-feira (23), em sua página, a chamada pública para o Programa de Capacitação em Taxonomia (Protax). O governo federal, por meio do CNPq, destinará R$ 6 milhões para as propostas aprovadas. O recurso é oriundo do Plano Plurianual de Ações do CNPq (PPA) e será liberado em parcelas, conforme a disponibilidade orçamentária e financeira.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Protax tem por objetivo selecionar propostas para o apoio financeiro a projetos que visem contribuir para a formação de recursos humanos a estimular e desenvolver a capacidade taxonômica instalada, ampliação do conhecimento sobre a biodiversidade brasileira.
Os interessados em participar da Chamada Pública devem enviar as propostas, exclusivamente, pela Internet, utilizando-se do Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC). A submissão de propostas pode ser feita até às 23h59 do dia 8 de maio. O resultado está previsto para ser divulgado a partir do mês de junho, tanto no Diário Oficial da União (DOU) quanto na página do CNPq.
O proponente receberá, após o envio, um recibo eletrônico de protocolo da sua proposta, o qual servirá como comprovante da transmissão.
O responsável pela apresentação da proposta deve possuir o título de doutor e ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes; ser obrigatoriamente o coordenador do projeto; ter vínculo empregatício (celetista ou estatutário) com a Instituição de execução do projeto; estar credenciado a um Programa de Pós-Graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), atuando formalmente na formação de recursos humanos em Taxonomia nas áreas de Botânica, Zoologia e/ou Microbiologia.
A proposta deve estar caracterizada como pesquisa científica, tecnológica ou de inovação e apresentar evidências de engajamento nos programas de fomento ao desenvolvimento das Ciências Biológicas, em especial nas áreas do Patrimônio Biológico e da Biodiversidade brasileira.
O CNPq financiará projetos no valor máximo de até R$ 250 mil em bolsas nas modalidades previstas na Chamada. As propostas aprovadas terão o prazo máximo de 48 meses para execução do projeto.
Clique aqui para mais informações.
Luís Mansuêto – Agência FAPEAM,
Com informações do CNPq