Comunicação é usada como estratégia de aprendizado em sala de aula
27/04/2012 – No município de Barreirinha (localizado a 331 quilômetros a leste de Manaus) professores e alunos de uma escola pública enfrentaram e venceram o desafio de promover o aprendizado da Língua Portuguesa a partir de novas metodologias como a comunicação.
O desafio foi promover a cidadania mostrando aos alunos da escola como é possível trabalhar o jornalismo no âmbito pedagógico. Por meio do projeto intitulado ‘Jornal na Escola: um jeito de gostar de ler e escrever para aprender a Língua Portuguesa’, os alunos interagem com a pesquisa, expandem o conhecimento e ampliam o interesse pelos estudos.
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O projeto é a continuidade de uma pesquisa desenvolvida no Programa Ciência na Escola (PCE), na edição 2010 sendo que desta vez integrou diretamente estudantes do Ensino Fundamental e jovens cientistas, entre eles, João Filho, 10, Francisco Tavares, 11, Kedma dos Santos, 16, Brenda Barbosa, 10, e Gabriel Souza de 11 anos, além do apoio técnico de Marilda Pinto.
Sob a coordenação do professor Mário Jordão Costa, o projeto, desenvolvido na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima visou tornar o jornal escolar uma forma interessante e divertida do aluno participar, interagir e melhorar sua forma de escrever e de se relacionar com a comunidade escolar, sem falar na valorização da autoestima dos envolvidos, a cada nova edição.
De acordo com a estudante Kedma dos Santos, o principal desafio foi envolver a comunidade escolar, professores e os alunos dentro do espaço educativo informando, produzindo conhecimento, despertando a curiosidade e ao mesmo tempo tornando o estudo da Língua Portuguesa algo mais prazeroso. “Conseguimos introduzir e ampliar o incentivo ao hábito da escrita e leitura, além de despertar vocações entre os jovens participantes do projeto”, destacou.
Segundo a responsável pelo apoio técnico do projeto, Marilda Mendes, já é possível observar alguns resultados como o rendimento e a comunicação em sala de aula. “As notas na disciplina de português melhoraram, problemas como timidez hoje já não fazem mais parte da rotina desses alunos, pois além de divulgar informações eles desenvolveram a criatividade, a expressão oral e a escrita”, ressaltou.
Para a gestora da escola, Idelcy Tavares, o aumento de interesse por parte dos estudantes foi uma surpresa. “A motivação foi tão grande que destinamos uma sala exclusiva para o projeto. Devido à pesquisa os alunos estão conhecendo a realidade, os problemas locais e a cultura do povo de Barreirinha e isso é muito importante”, finalizou.
Redação: Miceia de Paula (PCE-Amazonas)
Agência FAPEAM