Museu Amazônico lança catálogo sobre seu acervo indígena


19/04/2012 – Em homenagem ao Dia do Índio, que é comemorado hoje no Brasil, o Museu Amazônico, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza o lançamento do seu catálogo de coleções: ‘Cursos d’Água Doce – Memórias de gentes e lugares nas coleções de um museu’, às 19h, na sua sede que fica localizada na Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A obra recebeu financiamento da Petrobras e do Ministério da Cultura. O lançamento é resultado do projeto Preservação e Conservação do Acervo do Museu Amazônico, patrocinado pelo Programa Petrobras Cultural – Preservação e Memória: Apoio a Museus, Arquivos e Bibliotecas (Edição 2006/2007).

Segundo a diretora-presidenta do Museu Amazônico, professora doutora Maria Helena Ortolan Matos, o lançamento do Catálogo eleva o patamar do Museu Amazônico na produção científica. “O museu possui várias coleções e este catálogo será mais um referencial na difusão científica, fazendo com que o público que tiver acesso à obra conheça um pouco mais sobre o trabalho que nós desenvolvemos, reforçando assim o desempenho da instituição no campo científico”, salienta Matos.

Ainda de acordo com a diretora, durante o evento ocorrerá a inauguração da sala de exposição sobre a cultura Apurinã. O homenageado é o pajé, Leôncio Miguel de Lima. “O pajé, elegeu a sala como espaço sagrado, onde contará os rituais presentes no cotidiano do povo indígena”, afirmou Matos.

O Catálogo aborda a história do Museu Amazônico, contando um pouco sobre a vida cotidiana do indígena amazônico, que tem sido referência na produção de conhecimento sobre Amazônia nos vinte anos de existência do Museu.

Sobre o Museu Amazônico

Criado em 1975, implantado em 1989 e inaugurado em 1991. O Museu Amazônico tem como estruturas a Biblioteca Especializada em Assuntos Relacionados à Amazônia; a Divisão de Museologia, composta pelo Setor de Documentação Museológica e Reserva Técnica, e pelo Setor de Conservação e Restauro; a Divisão de Arqueologia, com o Laboratório de Arqueologia localizado no Setor Sul da Universidade (Minicampus); a Divisão de História e Documentação, com a Central de Documentação e o Acervo Documental; a Divisão de Difusão Cultural; e a Divisão de Antropologia, este último com o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade (PPGAS), em nível de mestrado e doutorado. O Museu Amazônico da Ufam fica aberto ao público das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Para mais informações acesse o site do museu www.museuamazonico.ufam.edu.br ou pelo telefone 3305-5200.

Serviço

Evento: Lançamento do Catálogo das Coleções do Museu Amazônico, ‘Cursos d’Água Doce – Memórias de gentes e lugares nas coleções de um museu’

Quando: Hoje (19/04)

Horário: 19h.

Onde: Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Entrada: Gratuita

Redação: Rafaela Vieira

Edição: Jesua Maia – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *