Com financiamento Fapeam, UEA abre inscrições para o ll Congresso Internacional de Biomecânica e Ergonomia
Carregar uma simples mochila ou avaliar a forma correta de sentar no sofá para assistir TV, tudo envolve ergonomia e biomecânica, área da ciência que estuda a interação do corpo humano com objetos. Para discutir o tema o governo do amazonas, via Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abre as inscrições para o II Congresso Internacional de Biomecânica e ergonomia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
As inscrições seguem até o encerramento das vagas e podem ser feitas pelo site do congresso. O evento ocorrerá entre os dias 4 e 7 de junho e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEM), além de ter a parceria com o Centro Universitário do Norte (Uninorte). O congresso tem como público alvo os estudantes e profissionais de Fisioterapia, Educação Física, Medicina, Enfermagem, Engenharias, Segurança no Trabalho e demais áreas relacionadas com ergonomia.
O coordenador do evento, professor Jansen Atier, afirma que debater biomecânica e ergonomia significa oferecer mais qualidade de vida para as pessoas, seja no trabalho ou em casa. “A ergonomia está aplicada no dia-a-dia do ser humano, tanto no ambiente de trabalho no que se refere à saúde do trabalhador quando em casa, quando se pensa na forma como como você senta no sofá, cozinha ou estuda. Tudo em que há interação do corpo humano com algum objeto a gente pensa em ergonomia. Então, o congresso vai trazer profissionais de várias parte do mundo para aumentar a qualidade da discussão do tema aqui em Manaus, já que temos o Polo Industrial com uma grande demanda por profissionais de ergonomia”.
O professor explica ainda que o evento terá cunho científico já que os melhores trabalhos serão publicados em uma revista especializada. Para ele, o congresso também representa a capacitação de profissionais da área. “São 19 palestrantes e conseguimos colocar um custo deste evento internacional, que geralmente é de R$ 500, por menos da metade desse valor. Então o apoio da FAPEAM é fundamental para fazer um evento de qualidade. Atrelado a isso, nós teremos o desenvolvimento científico na região já que o participante poderá apresentar um artigo que será publicado em uma revista científica da Argentina ou ele poderá publicar o resumo nos anais do evento”, afirma
Palestras
Estão na lista de palestrantes nomes mundialmente conhecidos como os Phd’s Denis Brunt e Edgar Ramos Vieira, da Universidade Internacional da Flórida, e o Prof. Dr Paulo Antonio Barros Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Ergonomia.
Daniel Jordano Agência Fapeam