Fucapi estimula colaboradores e alunos a participarem do edital Sinapse da Inovação


A Fucapi sediou nesta segunda-feira (11/05), no auditório da Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), uma iniciativa de divulgação do edital do Programa Sinapse da Inovação, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e apoio da Fundação Centros de Referência Tecnologia Inovadoras (Certi).  O evento teve o objetivo de esclarecer detalhes do edital que destina até R$ 50 mil para ideias de empreendedores inovadores. Ao todo serão até 40 empresas beneficiadas pelo edital que tem o valor global de R$ 2 milhões.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O evento aconteceu em dois momentos, às 10h e às 19h. As expectativas e projeções da Fucapi ao destacar este edital, na instituição, foram apresentadas pelo coordenador de Pesquisa da Fucapi, professor doutor Alexandre Oliveira. Na manhã, Silvestre Paiva, empresário da Filigane, empreendimento incubado na FIT, apresentou sua experiência de sucesso nos negócios, a fim de estimular o público presente no evento, composto por alunos e colaboradores da Fucapi. À noite, foi a vez do empreendedor Márcio Palheta, da empresa Buritech, também incubada na FIT, que apresentou informações de seu negócio.

O diretor executivo da Fundação Certi, Marco Antônio Giágio, falou sobre os critérios e regras para participar do programa. “O objetivo é ter boas ideias, o surgimento de novas empresas e futuros empregos”, esclareceu.

O edital promove oportunidades para empresas, alunos, professores e público em geral que tem interesse em tornar suas iniciativas em visão para o mercado. “A era digital cresce e o Brasil avança em tecnologia. Não podemos ficar para trás”, apontou o coordenador da FIT, Euler Guimarães, que também é membro do comitê gestor do Sinapse da Inovação.

Cerca de 300 empresas surgiram no mercado só no ano de 2014 por meio do programa e que a tendência é avançar mais ainda. Durante a apresentação muitos alunos manifestaram interesse.

O aluno de Engenharia de Produção da Faculdade Fucapi, Fernando Soares, torce para sua ideia dar certo e conseguir recursos do Edital. “O projeto a ser proposto ao Sinapse da Inovação já está em mente e já devo colocar em prática para elaborá-lo”, revelou.

A aluna do curso de Design, Monalisa Gonçalves, disse que a experiência apresentada pelo empresário da Filigane foi bastante válida. “Fiquei impressionada com  o incentivo e dedicação do empresário Silvestre Paiva. Com certeza vai servir como exemplo”, disse.

Sobre o Sinapse da Inovação

O programa Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo que oferece recursos financeiros, capacitações e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimento de sucesso idealizado pela Fundação Certi.

Serão apoiados projetos de desenvolvimento de produtos (bens e/ou serviços) ou de processos inovadores que transformem ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias, que tenham aplicação nos seguintes setores econômicos relevantes no Estado do Amazonas: Eletroeletrônica; Metalmecânico; Tecnologia da Informação e Comunicação; Bioeconomia; Novos Materiais; Saúde e bem estar; Biotecnologia; Energia, Petróleo e Gás; Logística; Turismo.

As propostas podem ser enviadas até 11/06/2015 e somente pela internet por meio do  site:http://am.sinapsedainovacao.com.br/.

Sobre a Filigane

A empresa Filigane, incubada na Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT), utiliza as técnicas do Design para criar, promover e consolidar a marca de um determinado negócio de forma criativa por meio da consultaria estratégica. Com o tema ‘A gestão estratégica do Design no artesanato local’ do Trabalho de Conclusão de Curso, Silvestre Paiva conseguiu criar um negócio voltado para a área e acredita ter encontrado o caminho certo para valorizar a sua profissão e se destacar no mundo do empreendedorismo. Tudo começou na Faculdade de Design, onde o ex-aluno ingressou com 16 anos.

Fonte: Fucapi

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *