Pesquisadora de iniciação científica representa o Amazonas em evento nacional
Estudo desenvolvido no Amazonas sobre tuberculose será destaque no 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. O evento acontece no período de 14 a 17 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). O Estado será representado por Linda Karoline Rodrigues Almeida Cunha, acadêmica do 5º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna de iniciação científica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A pesquisa “Tuberculose: Abandono do tratamento no município de Manaus-AM” conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) em parceria com a FMT-HVD. A participação da acadêmica no evento recebe o apoio logístico do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (PAPE/Edital 004/2015) (https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/Resultado-do-PAPE-Edital-004-2015-Chamada-II-24-04-15.pdf)
O estudo, sob a orientação da mestra em doenças infecciosas parasitárias, Maria das Graças Gomes Saraiva -Coordenadora Geral do PAIC/FMT-HVD, tem como objetivo analisar os aspectos epidemiológicos dos casos de abandono do tratamento de tuberculose nos anos de 2012 a 2014. Manaus é o locus da pesquisa pois concentra a maioria dos casos notificados da doença, segundo dados do levantamento registrados no Sistema de Informações de Agravo de Notificação (Sinan), disponíveis no Programa Estadual de Controle da Tuberculose/Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas.
“O abandono do tratamento é um dos responsáveis pelo alto índice de novos casos, uma vez que o paciente ao deixar o tratamento continuará com a bactéria e transmitirá a doença para outras pessoas, configurando, dessa forma, um dos desafios no controle da tuberculose em todo o Estado. Essa taxa elevada chamou a minha atenção para o estudo”, disse Cunha.
Para a acadêmica, a pesquisa sobre o tema terá grande relevância para a área da saúde e para a sociedade em geral. “É importante e necessária para que possamos compreender o perfil epidemiológico dos casos de abandono do tratamento por parte dos pacientes, assim estaremos contribuindo com as autoridades competentes subsidiando as ações para controlar a doença”, ressaltou.
Expectativa para o evento
Esta é a primeira vez que a acadêmica participa de um evento nacional e as expectativas são muitas, já que o encontro proporcionará oportunidade para que seja posto em prática todo o trabalho desempenhado e ainda adquirir mais conhecimento por meio da troca de experiências.
“Tenho muito a agradecer à FAPEAM que teve uma participação fundamental na realização desse processo desde o início, sendo o órgão que financiou o projeto e proporcionou também a oportunidade de expandi-lo nacionalmente, assim como outros colaboradores que de alguma forma contribuíram com o estudo”, finalizou.
Tuberculose
De acordo com o Ministério da Saúde, a tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente são notificados cerca de seis milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.
Rosa Doval- Agência Fapeam
Edição: Lourdes Moraes