Brasil valoriza ética e integridade na atividade científica e está entre os líderes na discussão do tema
A relevância do papel da ética e da integridade nos sistemas de ciência e tecnologia em diferentes países estará em debate na 4th World Conference on Research Integrity, 4WCRI (http://www.wcri2015.org/), que acontece no Rio de Janeiro, entre 31 de maio e 3 de junho. A quarta edição do evento, que, desde 2007, já foi realizado em Portugal, Cingapura e Canadá, reunirá trabalhos inéditos, com a participação de pesquisadores de mais de 50 países.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O Brasil terá a maior delegação, que, até o momento, conta com mais de 250 inscritos, seguido dos EUA, com 61 participantes, Canadá, com 30, Reino Unido e Noruega, com 27 cada. O evento também contará com participação expressiva de delegações da Holanda, da Austrália, do Japão, da China e da Arábia Saudita. Uma das organizadoras do evento, Sonia Vasconcelos, professora do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), diz que os temas serão debatidos por representantes de todos os continentes e das principais instituições de fomento à pesquisa de países que respondem por boa parte da produção científica mundial.
A preocupação comum entre os participantes estará focada em procedimentos e ações na área de integridade em pesquisa que possam produzir impactos positivos nos sistemas de pesquisa que enfrentam cada vez maiores desafios éticos no campo da produção científica.
A cerimônia de abertura terá a participação dos presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, e da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, além de representantes da Capes, do CNPq, do MCTI e do Conselho Nacional de Ética e Pesquisa (Conep).
No domingo, dia 31, haverá uma sessão pré-conferência, com a realização de três workshops, sendo um deles exclusivamente direcionado a editores, revisores e membros de conselhos e bancas editoriais. O COPE (Committee on Publication Ethics) Workshop for editors será presidido por Charlotte Haug, vice-presidente, com a participação de membros do COPE e os palestrantes Behrooz Astaneh, Shiraz University of Medical Sciences (Irã) e Muhammed Irfan, do Peshawar Medical College (Paquistão). Neste dia, também acontecem os workshops “Education Track – Publication Ethics & Responsible Research Communication” e “US Office of Research Integrity Training Session – Handling Research Misconduct Allegations”.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Jornal da Ciência, por Suzana Linkauskas