Aula Magna inicia atividades 2015 do Programa Ciência na escola
O Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), realizou nesta terça-feira (09), uma aula magna para iniciar as atividades de 2015 do Programa Ciência na Escola (PCE). O evento ocorreu no auditório do Bosque da Ciência e contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre professores, gestores, jovens cientistas, coordenadores e ex- coordenadores.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Autoridades ligadas à educação também estiveram presentes. Na ocasião, o diretor-presidente da FAPEAM, René Levy Aguiar, falou sobre as ações do PCE, “Mais importante que o número em si, é a inclusão de praticamente todas as microrregiões nesse programa. Isso é um marco fenomenal para todos nós que queremos interiorizar e levar a ciência para todos os segmentos sociais”, anunciou.
Levy ainda parabenizou todos os jovens cientistas e seus respectivos professores que, com esforço e dedicação, contribuíram para fazer ciência no Estado. “A mensagem que deixo a todos os professores, coordenadores e cientistas que participaram deste processo é de agradecimento por tudo que essas pessoas têm feito em prol da difusão do conhecimento científico, e das novas maneiras de levar a ciência ao ensino básico, a todos eles, eu deixo meu muito obrigado e desejo sucesso”, disse.
Durante a aula magna, que teve como tema o ‘Conhecimento em Movimento na Educação Básica’, a coordenadora geral do PCE, Fátima Nowak, disse que o aluno que participa do PCE passa a ter postura de cientista até na forma de pensar. “Interiorizar a ciência, é ´jogar’ o conhecimento para dentro da cabeça do indivíduo, fazendo com que ele tenha uma visão mais ampla sobre todos os assuntos que estão ao seu redor”, comentou Nowak .
Para a professora de geografia Karla Gomes, da Escola Estadual Adelaide Tavares de Macêdo, a aula foi muito esclarecedora. “Tenho certeza que esse contato inicial com os professores é muito importante”, destacou. Iniciante no PCE, a professora Elieyd Sousa Menezes confirma a importância do evento. “A aula magna foi muito boa e serviu para corroborar que a ciência pode ser feita na escola, já que a ciência está no nosso cotidiano”, disse.
Os jovens cientistas também salientaram a importância do evento. “É a segunda vez que participo de um projeto PCE, mas é a primeira que venho assistir à aula magna e achei que esclareceu muito mais sobre o que a FAPEAM e o PCE fazem para os cientistas e me senti muito valorizada”, disse Raquel Conceição Silva, da Escola Estadual Roderick Castelo Branco.
Para a jovem cientista do 3° ano do Ensino Médio, Tacyla Costa, da Escola Estadual Adelaide de Macêdo, a aula mostrou a evolução do Programa. “Gostei da explicação que a doutora fez sobre a atuação do PCE entre 2004 e 2015 e espero que mais pessoas se qualifiquem para fazer parte desse Programa que nos possibilita aprender e ensinar o que aprendemos para outras pessoas”, finalizou.
Maxcilene Azevedo- Agência FAPEAM, com informações do PCE