Jornalista do Instituto Mamirauá fala da importância de participar do Prêmio FAPEAM de Jornalismo
“Participei de edições anteriores do prêmio e fiquei sempre pensando quando concorreríamos com reportagens escritas. Essa hora chegou! E isso me deixa muito feliz!” Com essas palavras, Eunice Venturi, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) dá continuidade à série de entrevistas com os indicados ao prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
“Ser indicada ao prêmio FAPEAM tem uma importância que eu descreveria como pessoal e profissional. Pessoal, pois é um reconhecimento a ser mencionado no meu currículo, certamente, e profissional porque ajuda o Instituto Mamirauá a monitorar e avaliar nosso trabalho e a fortalecê-lo ainda mais!”. Palavras da Jornalista e Educadora Ambiental, Eunice Venturi, que neste ano foi indicada ao prêmio com a matéria ‘Tecnologia para estimular felicidade’.
A matéria teve impacto social e promoveu o esforço institucional. “Eu acredito que a reportagem demonstra as iniciativas do Instituto Mamirauá em disseminar políticas públicas, voltadas para promoção de tecnologias sociais. O campo de futebol com iluminação solar permite que algumas comunidades do interior do Amazonas joguem futebol à noite, em lugares onde não há energia elétrica. Para nós, que vivemos com a comodidade da vida urbana, pode parecer uma coisa simples, mas para eles não é, e o sentimento de felicidade é evidente. Contagiante! Por isso, escolhi essa palavra no título, pois considerei que representava o sentimento dos moradores da comunidade Vila Nova do Amanã, onde fui acompanhar, durante dois dias, a inauguração do campo de futebol e o empenho da equipe do Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, a Philips e a ONG gaúcha Ideeas”, anunciou.
Venturi participa do prêmio FAPEAM há três anos, em 2013 e 2014, foi indicada e vencedora na categoria Assessoria de Comunicação, pelo Instituto Mamirauá. Este ano é sua primeira participação individual, na categoria ‘Impresso Revista’. “Muito embora o reconhecimento seja individual, ele certamente é resultado de um esforço coletivo, do Instituto Mamirauá, por investir fortemente na Assessoria de Comunicação, e por todos aqueles que estão dispostos e cientes da importância de divulgar os trabalhos desenvolvidos para a sociedade”, disse.
Agenda:
O que é: Entrega do 6° Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico
Data: 29 de junho (segunda-feira)
Onde: Auditório Berlamino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Hora: 19 horas.
Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM