Jornalista Isabelle Valois Cortez fala sobre a expectativa para o Prêmio FAPEAM de jornalismo
“A primeira vez que concorri ao Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico foi ainda na categoria de estudante. Não ganhei, mas a indicação serviu como estímulo e tenho orgulho de participar, agora, como profissional ao ser, mais uma vez, indicada para premiação”.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A série de entrevistas com os indicados ao premio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015 traz a história da jornalista Isabelle Valois Cortez, sobre a expectativa para o dia do evento.
Cortez concorre com três reportagens relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), produzidas em 2014, quando era repórter da editoria de Cidades do jornal Amazonas Em Tempo. Atualmente, a jornalista faz parte da equipe do jornal A Crítica.
As reportagens
A primeira reportagem trata sobre uma nova bactéria, resistente aos antibióticos, encontrada por pesquisadores na Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).
O segundo trabalho é referente a uma reportagem sobre ‘Bromélia de Chocolate’, encontrada na reserva Duque. “As Bromélias podem ser encontradas em várias Regiões do Brasil, mas todas são modificadas. A nossa é natural e quando as pessoas se aproximam da mesma, sentem cheiro de chocolate”, afirmou.
A terceira reportagem foi sobre poluição das águas nos igarapés no entorno de Manaus. O material foi voltado para a conscientização sobre a poluição do meio ambiente.
Para Valois, ganhar o prêmio por seu trabalho é, sem dúvida, um reconhecimento e um peso curricular, além de ser é uma forma de reconhecimento e valorização profissional. “Caso eu venha a ganhar, o mérito será dado a toda equipe de produção, pois o trabalho é um conjunto, nada é individual. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, disse.
Agende o dia
A cerimônia de entrega está marcada para o dia 29 de junho no Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) a partir das 19 horas.
Além de Valois, mais 20 indicados, entre profissionais e estudantes estão na expectativa do evento que já se tornou referência no reconhecimento de profissionais que popularizam CT&I na ciência na Região Norte.
Rosa Doval- Agência FAPEAM