Série de indicados ao Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico: Raphael Alves


Foto: Érico Xavier

Foto: Érico Xavier

A série de entrevistas com os indicados ao Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico 2015 continua e traz a história do jornalista  Raphael Freire Alves  que concorre ao evento pela segunda e vez  na categoria fotojornalismo profissional/comunicação de massa e acredita que o prêmio dá visibilidade ao profissional da fotografia.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Em 2012, Alves foi um dos concorrentes na categoria ‘fotografia’ com uma reportagem sobre os trabalhadores que tiravam barro do leito do rio para fazer artesanato.

Nesta edição, o fotógrafo volta a participar com três trabalhos. O primeiro é sobre o relatório “A crise silenciosa da Amazônia”, feito pelo Greenpeace, que investiga a extração ilegal de madeira.

O segundo é sobre pesquisas com serpentes e a relação com alguns tabloides ingleses que alertavam os turistas em relação ao perigo de encontrar cobras nas ruas de Manaus durante a Copa do mundo de futebol.

O terceiro faz referência a comunidade do Barranco, na Praça 14, reconhecida como o segundo quilombo urbano do Brasil. Os trabalhos produzidos em 2014 foram distribuídos pela Agence   France-Presse (AFP) e publicados em diversos meios de comunicação.

Para o fotógrafo, o profissional deve produzir  material sem que o objetivo seja um prêmio, mais a informação. Alves explica ser necessário acreditar no que está sendo feito. “Produzir visando o reconhecimento é muito pouco, pois devemos ter compromisso com o leitor e o espectador”, disse.

Importância da FAPEAM

Para Alves, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) é de suma importância no incentivo a popularização da ciência e a divulgação da pesquisa no Amazonas. “Todas as instituições de amparo e incentivo à pesquisa merecem crédito e respeito, afinal é por meio da ciência que se tem a possibilidade de  melhorar a vida das pessoas. É o estudo que leva às descobertas que trazem dias melhores. E a divulgação desses avanços é a ponte para que os mesmos cheguem à sociedade”, concluiu.

Agende

A entrega está marcada para o dia 29 de junho, no Auditório  Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a partir das 19 horas.

Rosa Doval- Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *