FAPEAM promove curso de capacitação de Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) junto a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) promovem, durante esta semana, o curso de capacitação de Centros de Referência para Apoio a Incubadoras do Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Representando a FAPEAM, a Diretora Técnico–Científica, Andrea Waichman, falou do apoio que a FAP tem dado as incubadoras e da importância do curso para os gestores. “Em 2012 a FAPEAM criou o programa Pró-Incubadoras para apoiar a estruturação das incubadoras no Estado, e dessa forma, incentivar a criação de novos negócios e empreendimentos inovadores no Estado”, disse.

De acordo com Waichman, esta é a segunda edição do programa, e como parte das atividades de apoio a estruturação dessas incubadoras há o convênio com a Anprotec para, justamente, ofertar diferentes cursos, treinamentos, que capacitem os gestores da incubadora. “Um desses cursos que eles estão oferecendo é o Cerne, para que essas incubadoras possam ser certificadas, além do aprimoramento dos serviços que eles ofertam as empresas que estão incubadas no Amazonas”.

Carlos Bizzotto - Instutor do Cerne. Foto Érico Xavier. Agência FAPEAM

Carlos Bizzotto – Instutor do Cerne. Foto Érico Xavier. Agência FAPEAM

O curso, que dura quatro dias, tem por objetivo criar um modelo padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade da incubadora em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos, para que as incubadoras de diferentes áreas  possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas, como afirma o instrutor do Anprotec, Carlos Bizzotto, “As incubadoras estão evoluindo e participando de um processo. Elas aprendem em conjunto com as outras incubadoras, e isso traz um valor muito grande a elas”, afirmou.

Ainda segundo Bizzotto, será apresentado um novo modelo de incubação, que ainda não foi visto em nenhum lugar no mundo. “O objetivo e mostrar quais os elementos e que processos a incubadora deve ter e deve implantar, para criar uma incubadora de sucesso, ou seja gerar empresas de sucesso”, anunciou.

Importância do curso

O instrutor Carlos Lambert Junior explicou a importância do curso para os novos empreendedores. “Esse curso acaba fomentando a questão científica, voltada às incubadoras, no Estado como um todo. No amazonas vamos atuar de forma bastante holística e que haja, evidentemente, através dessa integração um crescimento no numero de incubadoras, com o isso uma possibilidade, ainda mais utilizando o modelo Cerne, colocando no mercado um empreendimento de sucesso, que é o objetivo do Cerne”, apresentou.

A instrutora Evelin Astolpho informou ainda quem participa do curso e seu objetivo. “Usaremos a metodologia Cerne com os representantes das incubadoras do Amazonas que estão participando conosco, ligadas à FAPEAM, que é a parceira do Anprotec nesse projeto, para capacitar essas pessoas, para que essas incubadoras tenham sucesso na região, que é o nosso objetivo”, destacou.

A plataforma Cerne visa promover a melhoria expressiva nos resultados das incubadoras das diferentes áreas, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos.

Para Cleide Guimarães, representante da incubadora ‘Cachoeiras de Presidente Figueiredo’, a iniciativa é de grande importância para apoiar o crescimento das incubadoras, ela fala um pouco da incubadora que será aberta em breve. “A incubadora de Presidente Figueiredo é de base tradicional, nosso foco são moveis artesanato, turismo e agronegócios, não é de base tecnológica ainda, da mesma forma que ela vai começar sendo uma incubadora pública, eu espero daqui a algum tempo transformá-la em público privada. Já tenho conversado com as bases e com as lideranças locais, então é só iniciar a incubação, no momento que ela for inaugurada já temos empresas para lá, inclusive empresas de Manaus”, finalizou.

CERNE

O que: Curso de capacitação – CERNE (FAPEAM/ANPROTEC)

Quando: 23 a 26 de junho de 2015 das 08h às 17h

Local: Inpa (Prédio da incubadora de empresas)

 

Maxcilene Azevedo – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *