Indicados aguardam com expectativa a entrega do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico


O Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico já é tradição e referência para profissionais e estudantes de comunicação. A cada ano, o número de participantes dobra em relação às edições anteriores. Para Ismael Carlos Bezerra dos Santos, que está entre os indicados deste ano, o prêmio, além de ser referência para a categoria, é um reconhecimento que trará contribuição significativa para o amadurecimento profissional e pessoal dos que concorrem à premiação.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Santos está concorrendo pela primeira vez. Ele é Relações Públicas e trabalha na Assessoria de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participa desta edição com três trabalhos na categoria audiovisual produzidos e exibidos no Amazon Sant, onde ele desempenhava as funções de apresentador e produtor do programa Sat Educação.

Os três documentários jornalísticos inscritos foram gravados na região do Baixo Amazonas, sendo um no município de Barreirinha e dois em Parintins. Em Barreirinha foi gravado o documentário Pé-de-Pincha, projeto de pesquisa da UFAM voltado para o manejo sustentável de quelônios da Amazônia, com a participação de comunidades tradicionais do Pará e Amazonas.

Já em Parintins, foram gravados os documentários ‘Pesticidas Naturais’ e ‘Qualidade Nutricional e Sanitária do Leite em Parintins, Amazonas’. No primeiro documentário, pesquisadores do município avaliam a eficácia de extratos naturais de fungos e plantas no combate aos cupins, pulgões, carrapatos de cães, e fungos de hortaliças. O segundo aborda a qualidade nutricional e sanitária do leite consumido no município, através do grupo de estudos Amazonas Leite: produzindo leite com qualidade e sustentabilidade.

Para Santos, estar entre os indicados é muito satisfatório e ser premiado com um documentário jornalístico de até 30 minutos é mais gratificante ainda. “Portanto, para mim, o prêmio representa um reconhecimento que deve ser comemorado não só entre a equipe que produziu os documentários, mas também com os personagens que fizeram parte dele”, comentou.

Santos ressalta a importância da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), pois a Amazônia é conhecida mundialmente pelo seu turismo de aventura, gastronômico, indígena e folclórico, mas também deve ser lembrada pelas suas produções científicas. “Precisamos divulgar mais para o Brasil e outros países o que estamos pesquisando por aqui e a FAPEAM tem feito esse papel e um trabalho relevante para a divulgação científica e para a popularização da ciência”, finalizou.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *