Programa Ciência na Escola conclui pesquisas em sustentabilidade no Alto Rio Negro


21/03/2012 – O Programa Ciência na Escola (PCE) iniciou na última sexta-feira, 16 de março, a avaliação final dos projetos de pesquisas realizados durante a edição do PCE-FAS desenvolvidos em 2011. O programa é uma ação do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), para o desenvolvimento de pesquisas em Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS).

Esta foi uma edição especial do Programa que contemplou estudantes de escolas sediadas no interior do Amazonas com localizações nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá para desenvolver projetos de pesquisa científica e tecnológica.

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De acordo com a chefe do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da FAPEAM (Deac), Nelise Galvão, o evento tem por finalidade saber como foi o desenvolvimento dos projetos selecionados e executados por meio do Edital 001/2011 – PCE/FAS.

“O nosso objetivo é avaliar os projetos realizados em parceria com a FAS e saber quais foram os resultados desses seis meses de vigência para perceber a experiência que o projeto proporcionou aos alunos e professores”, informou Galvão.

Na RDS do Alto Rio Negro a avaliação aconteceu na Escola Estadual Thomas Eugene Lovejoy. Na ocasião foram avaliados dois projetos intitulados ‘Agricultura Sustentável: a prática da compostagem’ e ‘A prática da reciclagem um meio de redução do lixo’.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/faz2.jpgA avaliadora externa e mestre em ensino de ciências Romilda Cumaru disse estar surpresa com o desenvolvimento dos alunos. Ela parabenizou a FAPEAM pela iniciativa de agregar jovens a projetos desse patamar em escolas de comunidades rurais.

“Os resultados foram bastante positivos, podemos perceber que a chegada do projeto mudou a vida dos alunos. No caso dos envolvidos com o projeto de compostagem houve um desdobramento. Os resultados já estão sendo utilizados como fonte de renda. Projetos como esses elevam o Estado do Amazonas na área da ciência e tecnologia”, declarou.

Para a coordenadora de núcleos de conservação e sustentabilidade da FAS, Raquel Luna, a parceria com a FAPEAM é extremamente importante para o desenvolvimento destas regiões. Eventos como este mostram que é possível realizar pesquisas com informações geradas dentro da comunidade e, principalmente, por ter como alvo as novas descobertas dos próprios moradores locais.

“Ainda hoje os pesquisadores de outros Estados ou até de países estrangeiros veem quem o nosso objetivo é educar e gerar conhecimento na unidade de conservação onde a instituição atua”, ressaltou.

Sobre os projetos

Os dois projetos tiveram a vigência de seis meses. No estudo, coordenado pela professora Iolanda de Jesus dos Santos, ‘Agricultura Sustentável: a prática da compostagem’ os alunos envolvidos fizeram uma produção de adubo orgânico oferecendo a melhora da qualidade de alimentos cultivados, aplicando a técnica de compostagem, que consiste em controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em nutrientes que possa trazer benefícios econômicos à comunidade.

Segundo Santos, o trabalho é importante para a educação dos jovens, pois eles estão na fase do amadurecimento socioambiental. “Essa capacitação é fundamental porque envolve uma etapa de ensinamento teórico sobre os benefícios econômicos e ambientais na utilização do composto orgânico. Estes conhecimentos deverão ser repassados aos agricultores familiares das comunidades da RDS Rio Negro”, destacou.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/faz3.jpgO outro trabalho, coordenado pela educadora Izolena da Silva Garrido, tem por tema ‘A prática da reciclagem um meio de redução do lixo’. “Quando o aluno percebe o valor da reciclagem e do reaproveitamento de resíduos sólidos, ele criar o hábito de realizar isso tanto em casa quanto na escola, além de aprender a desenvolver habilidades que até então eram desconhecidas como produzir, por meio do lixo, materiais que podem ser utilizados no dia a dia para gerar renda tanto para eles quanto para suas familiais” explicou.

Para confeccionar os produtos os estudantes contaram com a colaboração de um dos moradores que trabalha com artesanato.  Entre os materiais utilizados no projeto estão garrafas PETs, papéis e latas de alumínio.

Para a estudante e bolsista de iniciação científica envolvida no projeto, Patrícia Suelem de Macedo, o projeto ajudou a entender mais sobre a reciclagem e os benefícios disso para a sociedade, além de reutilizar essa matéria-prima de modo correto.

“Participar do projeto foi muito bom pra mim, adquiri conhecimentos e experiência que nunca pensei em ter acesso, como criar objetos úteis em nosso dia a dia, a partir de materiais vindos do lixo”, informou a estudante.

Sobre o PCE/FAS

O programa consiste em apoiar a participação de professores e estudantes da educação básica e de jovens e adultos em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDSs) do Juma, Rio Negro, Uatumã e Mamirauá.

Redação: Esterffany Martins e Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

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