Pesquisadora registra a história da Enfermagem em livro
20/03/2012 – O registro da história da Enfermagem no Estado do Amazonas com um panorama sobre a Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), sob o ponto de vista do processo ensino-aprendizagem com base nas histórias acadêmicas de enfermeiros egressos, entre outras informações estão agora reunidas no livro ‘O ensino da Enfermagem no Estado do Amazonas’.
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Segundo a autora, doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo (USP) e professora da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Valdelize Pinheiro, uma primeira edição do livro, ocorreu em 2001, pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), a qual teve sua edição esgotada.
Para a pesquisadora, o livro tem servido de base para disciplinas de Educação em Enfermagem e Evolução Histórica da Profissão numa nova edição que teve apoio do Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Recurso metodológico
A pesquisadora explicou que durante a elaboração da obra, utilizou o procedimento de relato oral sobre experiências de vida como recurso metodológico, centralizando a Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como ponto de partida para as suas investigações.
Ela lembra que a Ufam é a única instituição a formar enfermeiros e auxiliares de enfermagem há mais de 60 anos. A rede de colaboradores para a elaboração da obra foi composta por 11 enfermeiros que estudaram naquela Escola, no período de 1958 a 1993.
Os dados coletados, por meio de entrevistas gravadas, contêm os relatos das histórias antes, durante e após o período acadêmico, os quais foram submetidos às etapas de tratamento, típicas do método ‘história oral’.
“O principal benefício do livro é que se trata de uma obra realizada aqui em Manaus, com amazonenses, para amazonenses e por amazonenses. É a maneira mais valorosa de mostrar o que é nosso”, comenta.
Descrição integral da história
A obra apresenta a descrição integral da história acadêmica e os eixos temáticos, destacando-se a motivação dos enfermeiros para o curso, o processo ensino-aprendizagem e a atuação do enfermeiro egresso. A análise foi enriquecida à medida que os resultados puderam ser discutidos e comparados à luz dos estudos sobre o ensino de Enfermagem.
Segundo Pinheiro, os resultados obtidos constituíram um documento com elementos para a reflexão sobre o ensino na Escola de Enfermagem de Manaus, com vistas ao aperfeiçoamento da prática educativa e a busca pela excelência na formação profissional, subsidiando sucessivas reformas curriculares.
A pesquisadora considera o apoio da FAPEAM de fundamental importância para o processo de construção da ciência no Estado. “O fomento à publicação da produção científica de pesquisadores amazonenses constitui um passo para consolidação da pesquisa científica no Amazonas”, disse.
Sobre o Programa
O Programa de Apoio a Publicações Científicas (Biblos) consiste em apoiar a publicação de livros, manuais, números especiais (temáticos) de revistas e coletâneas científicas nos seguintes suportes: papel, mídia eletrônica e digital.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM