Projeto prevê uso de robôs móveis como ferramenta em sala de aula


20/03/2012 – Pesquisas demonstram que o uso de robôs móveis como ferramenta de apoio ao ensino tem sido cada vez mais frequente em sala de aula, inclusive no que se refere à programação de androides, utilizando linguagens de programação de alto nível para a execução de diversas tarefas nas diversas áreas da Engenharia.

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Na prática, os alunos fazem com que robôs desempenhem tarefas de forma autônoma utilizando os ‘Kits robóticos Lego Mindstorms NXT’, objeto de motivação nas aulas de programação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam-Campus Distrito), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr).

A iniciativa faz parte do projeto ‘Estudo da linguagem NXT para programação de um robô móvel na plataforma Lego Mindstorms’, desenvolvido pela bolsista do Pibic Jr, Rachel Lima Tuma, ex-aluna do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica do Ifam, sob orientação do professor José Pinheiro de Queiroz Neto.

Criação de material didático

/Segundo Tuma, aprender o código para programação de robôs móveis como o Lego NXT foi uma tarefa difícil em função da pouca acessibilidade ao material didático disponível e por ele se encontrar em língua inglesa.

Segundo o professor, por se tratar de um kit vindo dos Estados Unidos, foi necessária a criação de um material didático que atendesse às necessidades de alunos brasileiros quanto ao idioma para assim facilitar o acesso às informações e permitir o aprendizado da linguagem para ocupar um lugar de destaque à boa utilização da prática.

“Obter um material didático que facilite o acesso dos alunos e pesquisadores às informações e permita o aprendizado da linguagem de programação é fundamental. Com um material acessível, esse kit entrará em sala de aula funcionado como uma ferramenta de motivação às aulas de programação, proporcionado um ambiente dinâmico, envolvente, interativo, favorecendo assim a troca de conhecimentos, opiniões e pesquisa”, explicou Tuma.

Resultados

/Os itens avaliados durante a pesquisa foram os seguintes: conteúdo, didática, figuras, fluxo de informações, idioma, autoaprendizagem, prática, avaliação geral, qualidade gráfica e exemplos.

Pôde-se observar que em todos os itens a soma de graus ‘excelente’ e ‘bom’ configura-se como maioria, demonstrando que o material didático cumpriu bem seus objetivos. Como destaque, o fato do material didático ter sido disponibilizado em língua portuguesa foi considerado como ‘excelente’ entre todos os avaliadores, e isto pode ser explicado em função da dificuldade de encontrar este tipo de material em língua portuguesa.

“Ao final, todos os alunos voluntários conseguiram realizar a programação e executar a tarefa prevista para o robô móvel, uns de maneira mais independente e outros com o auxílio da instrutora”, explicou Tuma.

 

Sobre o Pibic Jr.:

Esse programa, desenvolvido em parceria com o CNPq, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de Ensino Médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do Estado do Amazonas.

Redação: Nefa Costa

Edição: Jesua Maia e Ulysses Varela – Agência FAPEAM

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