Alunas do Ifam são notícia em jornal alemão


13/03/2012Em fevereiro, as bolsistas do PET-Biologia do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/2Anne%20und%20Barbara%20am%2028%2002%202012%20in%20T%C3%BCbingen_(3)(1).jpgAnne Caroline e Bárbara, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, tiveram uma grata surpresa organizada pelo Brasilien Zentrum (Centro Brasileiro), um dos responsáveis pelos intercâmbios Brasil-Alemanha na Universidade de Tübingen: as duas foram recepcionadas com uma festa de boas-vindas e uma coletiva de imprensa.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O resultado foi a notícia publicada no Schwäbisches Tagblatt, jornal de circulação nacional na Alemanha. O artigo fala das primeiras impressões de Anne e Bárbara sobre a Alemanha e sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) que possibilitou a ida das duas alunas.

A seguir, confira a matéria do repórter Max Esser e a tradução feita pela diretora de pesquisa do Campus Manaus Centro, Juliana Lucena, responsável pelo contato com a Universidade de Tübingen.

 

*     *     *

Tübingen

Quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Esmiuçar Células

Duas bolsistas brasileiras pesquisarão durante um ano na Universidade

Estudantes da Região Amazônica querem analisar a parede bacteriana. Primeiro, é preciso descobrir a cultura alemã.

Por Max Esser (autor)

Bárbara ficou tão surpresa com a forma minuciosa de separação do lixo em Tübingen, quanto com o sabor do café alemão. Este é de alguma forma diferente do café brasileiro, mas “tudo aqui é de alguma forma diferente”, acrescentou ela. Bárbara está na Alemanha desde segunda à noite.

Ela e sua colega Anne Caroline passarão um ano em Tübingen com bolsa do Governo Brasileiro para pesquisar na área de microbiologia. Mais precisamente, elas atuarão na área específica de pesquisa de paredes bacterianas. Isso é especialmente interessante para elas, porque as mesmas, em Manaus  – sua cidade natal  – já vinham pesquisando em um laboratório de microbiologia. Anne e Bárbara só têm 20 e 22 anos, respectivamente. Ambas estão no 5º semestre.

Com o Programa de Bolsas Ciência Sem Fronteiras devem ser enviados 75.000 estudantes ao exterior nos próximos anos. O Programa atende às áreas de Ciências Naturais, Biológicas e Engenharias. Segundo estimativas, cerca de 10.000 estudantes devem vir para a Alemanha, dos quais, cerca de 1.000 estudantes para o Estado de Baden-Württemberg. “Já existe muita procura por vagas na Universidade de Tübingen”, disse Sabine Heinle, que coordena o programa no âmbito do Centro Brasileiro.

Ela prevê que muitos estudantes devem chegar a Tübingen no próximo semestre de inverno para trabalhar na área das Ciências Naturais ou na Faculdade de Medicina. “Mas o Programa mal começou. Precisamos esperar pra ver,” diz a Bióloga. Ela se disse muito feliz pela chegada dessas duas primeiras estudantes.

Na verdade, até que Anne e Bárbara realmente “cheguem”, será preciso mais algum tempo. Elas precisam ir se acostumando devagar com a cultura e aprender algumas palavras de alemão. Mesmo assim, as duas já têm algumas pequenas vitórias pra contar: “Nós sabemos agora como ligar o aquecedor e como uma máquina de lavar louças funciona”, dizem as estudantes e dão risadas.

*Tradução: Profª Juliana Lucen

Fonte: Ifam

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *